‘Dia triste para Joaçaba’: prefeito lamenta incêndio que destruiu barracão da escola de samba

O prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, lamentou o incêndio que destruiu barracão da escola de samba Vale Samba, campeã do Carnaval de Joaçaba de 2025, na manhã desta quarta-feira (2). O local era utilizado para guardar carros alegóricos e materiais, em Joaçaba, no Meio-Oeste do estado.

Prefeito lamenta incêndio que destruiu barracão da escola de samba

Prefeito lamenta incêndio que destruiu barracão da escola de samba – Foto: Divulgação/Internet/ND

Prefeito lamenta sobre ocorrido

O prefeito lamentou o ocorrido e destacou a importância da escola de samba para o Carnaval da cidade. “É um dia muito triste para o município de Joaçaba, para o Carnaval de Joaçaba. Hoje pegou fogo o barracão da escola de samba Vale Samba, que foi a campeã deste ano”, disse o prefeito.

Sobre a reconstrução

“Agora é pensar em reconstruir, se unir, tanto a parte pública quanto as entidades e a iniciativa privada, para podermos trabalhar juntos e buscar soluções. O objetivo é que a escola volte forte em 2026 e que o Carnaval de Joaçaba siga crescendo”, afirmou o prefeito.

O prefeito explicou que ainda não temos como saber como será essa ajuda, porque é provável que o barracão seja realocado. “Agora precisamos sentar e conversar para definir um novo local e, depois disso, trabalhar para ver que forma poderemos contribuir”, explicou.

A Vale Samba é a escola de samba com mais títulos no Carnaval de Joaçaba, acumulando 15 conquistas

O barracão foi totalmente destruído em Joaçaba – Foto: Divulgação/Internet/ND

Incêndio que destruiu barracão da escola de samba

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 7h30, mas o fogo se alastrou rapidamente. O barracão foi totalmente destruído, por serem elementos decorativos que utilizam derivados de petróleo, dificultou o combate às chamas e contribuiu para a rápida propagação do fogo.

A densa nuvem de fumaça chama a atenção dos moradores, especialmente na Vila Pedrini, onde está localizado o pavilhão da agremiação. A PM (Polícia Militar) também atua na ocorrência, com o controle do trânsito no local e o apoio aos socorristas.

O tenente André Alexei Germanovix, comandante da 1ª Companhia de Bombeiros Militar de Joaçaba, destacou que graças à pronta resposta e ao trabalho estratégico das equipes, os imóveis vizinhos foram totalmente preservados, evitando danos ainda maiores à comunidade.

Escola de samba com mais títulos do Carnaval de Joaçaba

A Vale Samba é a escola de samba com mais títulos no Carnaval de Joaçaba, acumulando 15 conquistas ao longo de sua história. Fundada em 1979 pela união de dois blocos carnavalescos, a agremiação tem como cores oficiais o azul e o branco, representando o município.

Cristina atual presidenta, agradeceu o apoio recebido

Vale Samba foi a grande campeã do Carnaval de 2025 em Joaçaba. – Foto: Luan Turcati/ND

Cristina da Silva, atual presidente, cresceu nos barracões da escola acompanhando sua mãe, que costurava fantasias para os desfiles. A presidente da escola, fez um apelo para que as pessoas evitem ir até o local do incêndio, devido aos riscos.

“Eles vão fazer a demolição, precisamos esperar os bombeiros e a perícia realizarem o trabalho deles. É um momento de muita tristeza, uma verdadeira tragédia para a família azul e branco. Temos um sistema de câmeras e alarme, e agora é o momento de deixar a polícia atuar.”

Ela também comentou sobre os desafios enfrentados pela escola nos últimos meses. “Estávamos de férias, tiramos 30 dias para descansar depois do desafio que foi colocar a escola na avenida. Iríamos retornar na próxima semana para iniciar os trabalhos. Tudo que a escola tinha estava no barracão, e agora foi destruído. Teremos que recomeçar.”

Cristina agradeceu o apoio recebido. “Quero agradecer a todas as pessoas que vieram aqui, que se solidarizaram: o poder público, os bombeiros, a Polícia Militar, o prefeito Sartori, que foi muito presente, e o secretário da cultura, Paulo Krauss, que não nos abandonou em nenhum momento. A família azul e branco vai continuar forte. Somos a campeã do povo e vamos nos reerguer.”

Perícia irá apurar causas do incêndio

A perícia do Corpo de Bombeiros será iniciada ainda na tarde de hoje, e o laudo técnico que apontará as causas do incêndio deverá ser concluído no prazo de até 30 dias.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os socorristas identificaram grande volume de material inflamável e tóxico no barracão da Vale Samba.

A perícia do Corpo de Bombeiros será iniciada ainda na tarde de hoje

O laudo técnico apontará as causas do incêndio – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/ND

Escola lamenta prejuízo

A Vale Samba também se manifestou sobre a tragédia. Segundo representantes da escola, todo o material armazenado no barracão foi perdido. “Tudo acabado”, lamentou uma integrante. Entre os itens destruídos estavam dois carros alegóricos, diversas fantasias e uma grande quantidade de matéria-prima utilizada na confecção dos desfiles.

Agora, a escola e a prefeitura estudam alternativas para garantir que a Vale Samba possa se reerguer e continuar representando Joaçaba no Carnaval de 2026.

Veja a nota na íntegra:

Escolas se solidarizam com Vale Samba

As escolas de samba Unidos do Herval e a LIESJHO (Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste) se solidarizaram com o incêndio que destruiu o barracão da Vale Samba.

Em nota, a LIESJHO diz que recebe com profundo pesar a notícia do incêndio que atingiu a Vale Samba levando fragmentos de uma trajetória construída com dedicação e talento ao longo de mais de 40 anos, com muito suor, talento e amor pelo Carnaval.

“Neste momento de dor, nos unimos à diretoria, componentes, carnavalescos e toda a comunidade que construiu e fez parte dessa trajetória. A Vale Samba sempre foi um símbolo de resistência e dedicação, levando alegria e cultura para nossa Capital Catarinense do Carnaval”, disse em nota.

Já a Unidos do Herval destacou que nenhuma perda desse tamanho é fácil de superar. “A destruição de uma sede significa muito mais do que a perda de materiais. É a interrupção de um ciclo, a incerteza do recomeço e o desafio de reconstruir não só um espaço, mas toda a energia e identidade que ele carregava”, diz a escola.

Porém, destaca que a Vale Samba é feita de pessoas apaixonadas, resilientes e determinadas. “Estamos juntos e à disposição para apoiar no que for necessário. Contem com a Unidos do Herval nesse processo”.


Vídeo mostra a destruição causada por incêndio em Joaçaba – Vídeo: Éder Luiz/ND

Bookmark the permalink.