VÍDEO: Cachorro trancado em carro sob calor de 30ºC é resgatado após guarda quebrar vidro em SC

Um cachorro foi encontrado sozinho e trancado em um carro no Centro de Joinville nesta quarta-feira (2), dia em que os termômetros chegaram a marcar 30°C. O vidro do veículo precisou ser quebrado para resgatar o animal, que já havia parado de responder aos chamados da população.

Cachorro deixado trancado em carro no Centro de Joinville (SC)

Cachorro trancado em carro sob calor de 30ºC é resgatado após guarda quebrar vidro em Joinville – Foto: Reprodução/ND

O caso aconteceu por volta das 12h em frente a uma lanchonete na rua do Príncipe, no Centro da cidade. Pessoas que passavam pelo local acionaram a Guarda Municipal que fazia rondas na região.

Quando os guardas chegaram ao local, também tentaram chamar o animal, que já não atendia mais. Um dos vidros do carro foi quebrado e o cão resgatado. Uma guarda municipal ficou responsável por manter o animal hidratado.

O momento foi registrado por pessoas que passavam pelo local. Pessoas que acompanhavam o caso parabenizaram a ação da Guarda Municipal.


Resgate foi registrado pela população – Vídeo: Reprodução/ND

Guardas municipais precisaram quebrar vidro para resgatar o cachorro – Vídeo: Reprodução/ND

Assim que o tutor do cão retornou ao local, os guardas o encaminharam à Central de Polícia. O homem deverá responder pelo crime de maus-tratos aos animais.

Alta temperatura corporal após ficar trancado em carro

Por meio das câmeras de monitoramento, os guardas municipais constataram que o responsável pelo animal chegou ao endereço às 12h09 desta quarta. Ele retornou ao local apenas às 13h20.

O cachorro foi levado ao Cbea (Centro de Bem-Estar Animal) para passar por avaliação. Segundo a equipe do centro, o cachorro chegou ao local com a temperatura corporal próxima de 40 graus.

Foram feitos os procedimentos de hidratação e controle da temperatura. O estado de saúde é considerado estável e durante esta quarta ainda fará uma coleta de sangue para exames complementares.

Animal continuará no Cbea para observação - Reprodução/ND

1
3

Animal continuará no Cbea para observação – Reprodução/ND

Vidro foi quebrado para resgatar animal - Reprodução/ND

2
3

Vidro foi quebrado para resgatar animal – Reprodução/ND

Uma guarda municipal ficou responsável por manter o animal hidratado - Reprodução/ND

3
3

Uma guarda municipal ficou responsável por manter o animal hidratado – Reprodução/ND

Mês da prevenção à crueldade contra animal

Desde 2018, Joinville tem uma Lei Municipal que instituiu abril como o mês da Prevenção à Crueldade contra Animais. Conhecido como Abril Laranja, a lei tem como objetivo a conscientização da população sobre a importância da tutela animal; o estímulo à adoção, resguardo, resgate e amparo a animais em situações de risco.

As denúncias de maus-tratos aos podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, no site delegaciavirtual.sc.gov.br, ou ainda pelo WhatsApp da Polícia Civil no número (48) 98844-0011.

Os registros junto à Ouvidoria do município podem ser feitos pelo site da Prefeitura de Joinville, pelo aplicativo Joinville Fácil ou pelo telefone 156.

Bookmark the permalink.