Pode levar uma mala de 10kg e uma mochila como bagagem de mão? Veja regras para voos nacionais

Uma dúvida bastante frequente para quem pretende realizar uma viagem de avião, seja para destino internacional ou nacional, é se pode levar uma mala de 10kg e uma mochila como bagagem de mão.

Mulher caminhando no aeroporto com uma mala e uma mochila

A bagagem de mão dá direito a levar uma mala e um item pessoal, como bolsas e mochilas – Foto: Pexels/ND

A resposta para essa questão é sim, pois mochilas, bolsas, cases e necessaires são considerados itens pessoais, que devem ser acomodados embaixo dos assentos nas viagens aéreas.

Qual é a quantidade de malas permitida na cabine do avião?

O planejamento de uma viagem aérea envolve não somente a compra da passagem, check-in e reserva do local de estadia, mas também a logística de bagagem.

Com o receio do extravio ou dano dos itens despachados, é comum optar por reduzir a quantidade de peças e itens para conseguir embarcar no avião com uma bagagem de mão.

Mas sempre próximo da data da viagem surge a pergunta: qual é o peso ideal para a mala que vai dentro da cabine do avião? E será que é possível levar uma mala e uma mochila ou bolsa?

Pessoa guardando bagagem no avião

As malas de até 10kg devem ser levadas no compartimento superior, enquanto os itens pessoais devem ser encaixados abaixo do assento – Foto: Getty Images/Divulgação

Segundo as regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), todo passageiro pode levar uma mala com até 10kg e com as medidas permitidas dentro da cabine do avião.

Mais, além disso, o viajante tem o direito de levar um item pessoal, como bolsas e mochilas, desde que caibam abaixo do assento do avião.

Qual é a diferença entre a bagagem de mão e item pessoal?

A bagagem de mão é o termo utilizado para se referir às malas com até 10kg guardadas no compartimento superior do avião.

Por sua vez, as companhias aéreas consideram itens pessoais, bolsas, sacolas, cases, pastas, mochilas e necessaires, que podem ser levados com a bagagem de mão, desde que caibam abaixo dos bancos da aeronave.

Enquanto nas malas são levados itens mais pesados, como as roupas, presentes, itens de higiene, calçados e demais objetos, nas mochilas e bolsas vão pertences pessoais, como carteira, documentos, notebook, livros, óculos, câmera fotográfica, maquiagem e objetos similares.

Regras das companhias aéreas para bagagem de mão

Embora a ANAC estipule a medida ideal das bagagens de mão, cada companhia aérea pode adotar protocolos diferentes em relação ao volume das malas.

No que diz respeito ao tamanho, a Gol e a Azul mantém as normas da agência reguladora, enquanto a Latam conta com medidas menores.

Nos tópicos a seguir, detalhamos os volumes aceitos por cada uma das operadoras.

Gol

  • Dimensões permitidas das malas: 35 cm de largura, 55 cm de altura e 25 cm de profundidade, incluindo alças e rodas;
  • Os artigos pessoais permitidos são: mochila, bolsa, ecobag, pasta para laptop, sacola de compras do aeroporto e case de câmera/eletrônicos;
  • As dimensões máximas permitidas para itens pessoais são: 32 cm de largura, 22 cm de altura e 43 cm de profundidade.

Azul

  • O limite das malas de viagem para serem consideradas bagagem de mão é de até 115 cm (somando todos os lados da mala, incluindo bolsos, rodas e alças) e até 10kg;
  • Dimensões permitidas das malas: 35 cm de largura, 55 cm de altura e 25 cm de profundidade. O limite máximo para itens pessoais é de até 105 cm (somando todos os lados), sem restrição de peso. (Altura: 45 cm; Largura: 35 cm; Profundidade: 20 cm)

Latam

  • A Latam utiliza outras medidas para a bagagem de mão: 45 cm (altura) x 35 cm (comprimento) x 20 cm (largura), incluindo rodinhas, alças e bolsos externos;
  • Os itens pessoais permitidos são mochilas, bolsas, pastas para notebook, sacolas e bolsas para bebê.
Bookmark the permalink.