‘Tarifaço’ de Trump: bolsas da Europa vivem dia de fortes quedas após anúncio das tarifas recíprocas dos EUA


O presidente americano anunciou que vai impor tarifas de 20% sobre todos os produtos importados da União Europeia, além de taxas de 31% para a Suíça e de 10% para o Reino Unido.
Energepic.com/Pexels
As principais bolsas de valores da Europa vivem um dia de quedas generalizadas nesta quinta-feira (3), repercutindo o anúncio das tarifas recíprocas que os Estados Unidos vão cobrar sobre vários países do mundo na véspera.
Por volta das 8h (horário de Brasília), o índice Euro Stoxx 50, que reúne ações de 50 das principais empresas da Europa, registrava queda de cerca de 3%.
As baixas mais expressivas eram registradas pelos mercados alemão, francês e holandês. Outras bolsas de países do bloco, porém, também registravam quedas.
Veja o desempenho das principais bolsas da União Europeia:
o DAX, da Alemanha, caía 2,39%
o CAC 40, da França, caía 2,72%
o Itália 40, da Itália, caía 2,25%
o IBEX 35, da Espanha, caía 1,32%
o SMI, da Suíça, caía 2,05%
o AEX , da Holanda, caía 2,65%
O presidente americano Donald Trump anunciou que vai impor tarifas de 20% sobre todos os produtos importados pelos EUA vindos de países da União Europeia.
Fora do bloco, o Reino Unido também enfrenta um pregão negativo. O principal índice acionário do país, o FTSE 100, caía 1,44%, também por volta das 8h. Trump impôs tarifas de 10% sobre os produtos vindos de lá.
Já o índice SMI, da Suíça, país sobre o qual Trump decretou tarifas de 31%, tinha uma queda ainda mais expressiva, de 2,05%.
Tarifaço de Trump: comunidade internacional teme prejuízos
As tarifas de Trump
Bookmark the permalink.