SP registra 34 mil residências sem energia em meia hora de chuva

As chuvas começaram em São Paulo por volta das 15h40, em vários pontosMarcelo Camargo/ Agência Brasil

Pelo menos 34 mil residências da cidade de São Paulo registraram falta de energia elétrica em meia hora de chuva forte na capital, na tarde desta quinta-feira (3).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Defesa Civil, as chuvas começaram por volta das 15h40. Neste momento, os dados da Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia, apontavam 11.704 residências sem energia. Em 30 minutos de chuva, esse número subiu para 45.167 residências.

Por volta das 16h40, o número de residências sem energia recuou para 19.943.

Também às 15h40, o CGE divulgou estado de alerta para alagamentos em toda a cidade. Às 17h08, São Paulo retornou para estado de observação.

E os efeitos da chuva também já são sentidos no trânsito. Na região oeste, são 185 quilômetros de lentidão e na região sul, 146 quilômetros de lentidão.

A Defesa Civil segue monitorando todo o estado.

O Portal iG entrou em contato com a Enel, mas até o momento não obteve resposta. Assim que a empresa retornar, essa reportagem será atualizada.

Alerta

No fim da tarde desta quarta-feira (23), a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um comunicado informando a previsão de fortes chuvas de quinta (3) a domingo (6).

Diante do cenário, foi montado um gabinete de crise no seu Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Defesa Civil do Estado, com a participação de representantes das concessionárias de energia, de abastecimento de água e órgãos públicos que atuam diretamente em situações de prejuízos e estragos causados pelos temporais.

Para os próximos três dias, em decorrência da frente fria que chega nesta noite, trazendo chuvas e quedas nas temperaturas máximas,  os modelos meteorológicos indicam pelo menos 100mm de chuva acumulada na capital e Grande São Paulo, 200mm na baixada santista e 250mm no litoral norte e Vale do Paraíba.

A previsão é de rajadas de vento de 40km a 60km.

Além dessas localidades, a frente fria tende a provocar tempestades na porção leste do estado, atingindo também Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas e Itapeva.

Bookmark the permalink.