Chuvas: região serrana do Rio recebe alerta de risco “muito alto”

Estados do Sudeste estão em estado de alerta para chuvas de grande intensidadeAgência Brasil

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), órgão federal responsável por alertar contra desastres naturais no Brasil, emitiu, nesta noite de quinta-feira, seu mais alto nível de alerta para a região de Petrópolis por causa da previsão de chuvas persistentes no sábado (5) e no domingo (6).]

O risco muito alto indica alta probabilidade de ocorrência de temporais, com chances de grande impacto para a população. Há a recomendação para acionamento do sistema de sirenes, possibilidade de desocupação das áreas de risco e deslocamento de equipes para atendimento nas áreas de risco.

Além do Rio de Janeiro, que deve ter chuvas intensas, foram emitidos alertas para situações de grande risco para todo o Sudeste, por causa dos temporais entre sexta-feira (4) e domingo (6).  

De acordo com a Climatempo, os acumulados de chuva podem superar os 300 milímetros em algumas regiões nesse período.

No Rio de Janeiro, assim como em São Paulo, o volume pode superar a média para todo o mês de abril.

O Cemaden também aponta riscos geo-hidrológicos para cidades de Minas Gerais, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Estes eventos são fenômenos naturais relacionados à água e ao solo, muitas vezes intensificados por chuvas, e incluem enchentes e inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de barreiras.

Há alerta de risco alto nesta sexta na Baixada Santista e Litoral Norte de São PauloAgência Brasil

 Situações de risco na sexta-feira

Ainda segundo a previsão do Cemaden, já a partir desta sexta (4) algumas regiões do interior e do litoral paulista, além de Rio de Janeiro e região serrana do Rio tem alta possibilidade de alagamentos e transbordamento de rios.

Há alerta de risco alto na Baixada Santista e Litoral Norte de São Paulo, além de Petrópolis e Rio de Janeiro (RJ). As chuvas fortes podem causar deslizamentos de terra, enxurradas e inundações em rios urbanos e rurais.

E de risco moderado nas regiões de Campinas (SP), Juiz de Fora (MG) e Cachoeiro do Itapemirim (ES), que podem sofrer alagamentos pontuais devido a pancadas de chuva intensas.

Cidades como Macaé (RJ) e Pouso Alegre (MG) também enfrentam riscos, embora em menor escala.

Fim de semana

A previsão não é otimista para o fim de semana no Sudeste. Com o acumulado expressivo de chuvas, a atenção estará voltada para parte da região serrana do Rio de Janeiro, especialmente Petrópolis, que tem risco muito alto para inundações.

Há previsão de chuvas persistentes ao longo do dia, com risco de ocorrência de enxurradas e alagamentos de áreas urbanas rebaixadas e inundações em rios de bacias urbanas ou rurais de pequeno ou médio porte.

Esse é o nível máximo de alerta do Cemaden para eventos hidrológicos e geológicos.

Essa mesma região tem possibilidade muito alta de deslizamentos e quedas de barreiras durante o fim de semana, principalmente por conta do solo já muito encharcado.

Região serrana tem possibilidade muito alta de deslizamentos e quedas de barreiras durante o fim de semana, Reprodução/ TV Globo

Também está em alerta de nível alto no fim de semana as cidades de São Paulo (SP) e São José dos Campos (SP), com destaque para os municípios litorâneos da Baixada Santista e Litoral Norte paulista; Volta Redonda, Rio de Janeiro e Campo dos Goytacazes (RJ); Cachoeiro do Itapemirim (ES) e Juiz de Fora (MG), devido à previsão de chuvas persistentes ao longo do dia.

Risco moderado inclui Sorocaba (SP), litoral sul paulista; Pouso Alegre (MG) e Macaé (RJ) e Rio das Ostras (RJ).

 

Bookmark the permalink.