Vereadores discutem após discurso culpando Lula por segurança em Santos, SP: ‘Procurar um psicólogo’


Dr. Marcos Caseiro (PT) recomendou que Fabio Duarte (PL) procurasse um psicólogo após o parlamentar citar o presidente Lula (PT) durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Santos (SP). Vereador manda outro procurar psicólogo após culpar presidente Lula pela segurança
Dois vereadores de Santos, no litoral de São Paulo, discutiram durante uma sessão na Câmara Municipal. A confusão ocorreu após Fabio Duarte (PL) fazer uma referência a uma notícia falsa de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acha normal “roubar um celular para tomar uma cervejinha”.
Como resposta, o Dr. Marcos Caseiro (PT) sugeriu que ele procurasse um psicólogo para “esquecer” o chefe de Estado. Procurada, a Câmara Municipal não se pronunciou sobre o caso.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O desentendimento aconteceu na 16ª Sessão Ordinária de 2025, na terça-feira (1º), e logo repercutiu nas redes sociais. Duarte iniciou o discurso cobrando mais atenção na segurança pública da cidade após uma mulher, de 31 anos, ter uma corrente arrancada do pescoço por criminosos na orla da praia.
O vereador afirmou que a falta de segurança era culpa da secretaria da cidade e do governo federal. Ele destacou que a Guarda Civil Municipal (GCM) deveria agir como polícia e resolver as práticas de roubo, furto e tráfico de entorpecentes, além de abordar moradores em situação de rua.
“Esse é um reflexo de uma total inversão de valores patrocinada principalmente pelo governo federal, comandado por um presidente que acha normal roubar um celular para tomar uma cervejinha. Inadmissível”, afirmou Duarte, que finalizou o discurso com um slogan usado pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro: “Deus, pátria, família e liberdade”.
Caseiro, por sua vez, abordou questões de saúde pública, como a espera de moradores para realização de cirurgias e consultas com especialistas. No fim do discurso, o vereador afirmou que o combate ao crime é responsabilidade da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“Eu ouço uns negócios aqui, vereador, que parece que eu estou em outro planeta. A culpa de todos os problemas da cidade, da segurança, é da prefeitura municipal e do Lula”, disse Caseiro. “Esquece o Lula, cara. Isso é dissonância cognitiva [conflito entre o que uma pessoa pensa, sente e faz], você está com fixação. Precisa procurar um psicólogo, nós temos uma aqui na casa, é um bom caminho para começar”, ressaltou o vereador.
Vereadores Dr. Marcos Caseiro (PT) e Fabio Duarte (PL) se desentenderam durante sessão ordinária em Santos, SP
Reprodução/TV Câmara
Neste momento, os vereadores aumentaram o tom de voz e começaram a discutir. Veja como foi:
Fabio: O senhor não pode falar que eu tenho que procurar um psicólogo, hein?
Caseiro: Eu não falei o seu nome.
F: Falou sim.
C: Não falei seu nome.
F: Entendeu?
C: Falei seu nome? Eu falo o que eu quiser aqui. É o meu direito de falar.
F: Negativo
C: Eu falo o que eu quiser.
F: O senhor vai para comissão.
C: Só faltava. O senhor está me ameaçando?
F: Não estou lhe ameaçando. O senhor que está falando besteira aqui.
‘Por favor, vereadores’
Eles foram interrompidos e, em seguida, Caseiro usou o restante do tempo: “O senhor pode subir aqui, falar o que quiser. O que não dá é para a gente vir aqui, e simplesmente falar umas inverdades. O problema de segurança é da Polícia Militar do Estado de São Paulo, então vamos falar com o governador para que ele melhore a qualidade da polícia, remunere a polícia adequadamente porque esse trabalho cabe à Polícia Militar. É só isso”, finalizou.
Nas imagens, é possível ver que eles continuaram o desentendimento sentados em suas respectivas cadeiras.
Vereadores Dr. Marcos Caseiro (PT) e Fabio Duarte (PL) se desentenderam durante sessão ordinária em Santos, SP
Reprodução/TV Câmara
O que dizem os envolvidos?
Confira o posicionamento de Caseiro enviado ao g1 na íntegra:
“Não tem discussão, tem posicionamento. Na verdade, eu acho que eles têm um posicionamento equivocado, mas é normal, é um vereador do PL.
Então, atribuir todas as questões de segurança na cidade, especificamente ao prefeito, que tem culpa também, mas ao presidente Lula, não tem nada a ver. Esqueceu do pequeno detalhe, a segurança no estado cabe à Polícia Militar que, por sua vez, é vinculada ao governo do estado, o senhor Tarcísio, então só foi isso que eu lembrei ele.
Essas pessoas esquecem dessas coisas, elas falam o que querem. Na verdade, esse pessoal é bastante interessante, vão lá e falam qualquer bobagem para lacrar lá. Só que agora eu estou lá, e se falar essas coisas vão ter resposta imediata, a altura. Então, foi isso. Não foi uma discussão não, é só um lembrete para esses vereadores do que é real”.
Fabio não respondeu a equipe de reportagem até a última atualização, enquanto a Câmara Municipal não se pronunciou sobre o caso.
Prefeitura
Durante o discurso, o vereador Fabio Duarte cobrou a presença da secretária de segurança, a delegada Raquel Gallinati, na cidade e criticou a atuação da GCM. Por meio de nota, a prefeitura explicou que ela foi convidada pela Embaixada da França para conhecer a Polícia Municipal de Paris.
Segundo a administração municipal, a viagem foi custeada pela própria secretária e teve como objetivo “promover o intercâmbio de experiências e o alinhamento de práticas de segurança pública”, contribuindo para o aprimoramento das políticas e estratégias adotadas nas cidades, que enfrentam desafios ligados às questões sociais.
A prefeitura destacou que o combate e a investigação de furtos, roubos e outros delitos são responsabilidades das autoridades policiais estaduais, que têm total apoio da GCM, por meio do efetivo e videomonitoramento. Segundo o órgão municipal, a PM mantém equipes no Centro de Controle Operacional (CCO) da cidade e tem acesso às imagens das 2,9 mil câmeras.
“A GCM faz rondas diuturnas em toda a cidade. Quando flagra atitudes suspeitas, os autores são conduzidos ao distrito policial. As equipes também atendem chamados da população, por meio do telefone 153 (24h), e também dá apoio às ações de outras secretarias municipais”, finalizou.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Bookmark the permalink.