Primeira temperatura negativa do ano é registrada na capital do frio, em SC

A Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) divulgou, neste sábado (5), que Urupema, cidade da Serra Catarinense, registrou a primeira temperatura negativa do Brasil no ano.

Urupema registrou a primeira temperatura negativa do ano 

Urupema registrou a primeira temperatura negativa do ano  – Foto: Wagner Urbano/Reprodução/ND

Primeira temperatura negativa do ano

O Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) registrou a mínima de 0,21 °C no município.

Outras cidades também registraram temperaturas baixas como: São Joaquim (3,09 °C), Campo Belo do Sul (4,42 °C), Urubici (4,76 °C) e Palmeira (4,98 °C).

A temperatura em boa parte do estado ficou abaixo de 12 °C durante o amanhecer, com exceção do litoral que teve uma oscilação entre 13 °C e 17 °C.

Massa de ar frio chega em SC

Massa de ar frio chega em SC – Foto: Reprodução/ND

A baixa temperatura foi ocasionada por uma massa de ar frio e seco que está passando pelo sul do Brasil. Além da temperatura negativa, foi registrada a ocorrência de geada em Urupema.

Frio chega em Santa Catarina

A primeira semana de abril começou com a chegada de uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil e provoca chuvas e temporais em Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, a queda de temperatura diminui devido à chegada de uma massa de ar mais fria e seca.

Após essa queda nos termômetros, o tempo ficará mais estável, com dias ensolarados, mas com possibilidade de chuva mais concentrada do Planalto ao Litoral catarinense.

Além da temperatura negativa foi registrada a ocorrência de geada

Além da temperatura negativa foi registrada a ocorrência de geada – Foto: Wagner Urbano/ND

Existem mais chances de chuva para o estado a partir da segunda semana de abril, em especial no Litoral e no Vale do Itajaí.

Primeira temperatura negativa na capital do frio

A cidade de Urupema, na Serra catarinense, passou a ser considerada a Capital nacional do frio a partir de primeiro de dezembro de 2021. A Lei 14.255, publicada no Diário Oficial da União.

Bookmark the permalink.