É época de colher macadâmia em Dois Córregos


Noz é pouco conhecida no Brasil, mas está conquistando grandes espaços no mundo da agricultura. Noz de Macadamia é pouco conhecido ainda no Brasil, mas, já faz parte da renda de algumas famílias no interior de SP
Reprodução/TV TEM
A macadâmia é uma noz pouco conhecida no Brasil. No entanto, no município de Dois Córregos (SP), existem 100 mil árvores plantadas em 400 hectares. Essas safras chegam a ser exportadas para China, Estados Unidos e até mesmo Europa.
A colheita das nozes é iniciada logo no começo do ano, porém, a produção começa no meses de março e abril. Devido ao clima instável do começo deste ano, a safra foi fortemente prejudicada. É por isso que a baixa produção da macadâmia tornou inviável a utilização de máquinas agrícolas.
Portanto, a colheita manual das nozes tornou-se necessária para esse período. Para recolher a macadâmia, é necessário uma mão-de-obra reforçada que pode chegar até 45 apanhadores. Uma das colhedoras, Julia Robert, conta que fazer a coleta das safras não é um problema. Ela ressalta que é melhor trabalhar na roça do que na cidade.
Em uma outra fazenda, localizada em Bocaina (SP), há 50 hectares das árvores que apresentam um diferencial: a não utilização de defensivo químico. O proprietário, Edwin Montenegro, planta a noz desde 2005 e investe em plantações orgânicas há sete anos.
O produtor conta que trocou os fertilizantes químicos por adubo, pó de rocha e insumos biológicos. Além disso, também adicionou barreiras biológicas entre as árvores, que consistem em plantas nativas usadas de abrigo para predadores capazes de eliminar as pragas das macadâmias.
Apesar de pouco conhecida no país, há agricultores que cultivam abundantemente a macadâmia. É por isso que as nozes vêm conquistando grandes espaços no Brasil.
Veja a reportagem exibida no programa em 06/04/2025:
É época de colher macadâmia em Dois Córregos
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Bookmark the permalink.