Associações do Sul de SC se manifestam após acidente no Morro dos Cavalos

O acidente registrado no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na tarde de domingo (6), movimentou associações empresariais do Sul de Santa Catarina nesta segunda-feira (7). A Acit, de Tubarão, e a Aciva, que atende Araranguá e municípios do Extremo Sul, exigiram a execução urgente das obras de duplicação definitiva no trecho, bem como rotas alternativas que garantam segurança e fluidez ao tráfego.

Acidente no Morro dos Cavalos incendiou 28 veículos

Presença de material inflamável em acidente no Morro dos Cavalos tornou operação de limpeza complexa – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

Paralisação após acidente no Morro dos Cavalos gera revolta

Em uma moção de apelo aos parlamentares catarinenses, a Aciva exigiu aos representantes políticos para intensificarem a articulação e a cobrança junto ao Governo Federal e ao DNIT. Também, para que medidas emergenciais sejam adotadas enquanto a solução definitiva não é implementada.

“O Morro dos Cavalos é um gargalo histórico da logística catarinense, especialmente prejudicial para o Sul do Estado. A cada acidente, vidas são colocadas em risco, e a economia regional sofre com prejuízos imensuráveis. Empresas têm seus fluxos interrompidos, cargas perecíveis são perdidas, deslocamentos são inviabilizados, e o turismo é afetado”, declarou a Aciva.

Rota alternativa ao Morro dos Cavalos não está em condições ideais para o tráfego

SC-435 é a principal rota alternativa, mas não tem condições ideais para tráfego – Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Acit também divulgou um manifesto sobre a demanda. “Após inúmeras reuniões envolvendo lideranças políticas e empresariais, estamos novamente diante do mesmo problema: a interrupção do fluxo logístico neste trecho, comprometendo e impactando consideravelmente o setor produtivo e a comunidade. A pergunta é: até quando precisaremos esperar para que as providências sejam tomadas?”, questionou.

A associação também exigiu rotas alternativas para que as atividades vitais de toda a comunidade não dependam de um único acesso. “Mais uma vez, a Acit torna público seu posicionamento e manifesto, na expectativa de que este acidente – embora não tenha resultado em vítimas fatais – sirva como um alerta contundente para a adoção de medidas realmente efetivas”, completou.

Bookmark the permalink.