‘Não queremos tarifas’: porta-voz da UE diz que bloco espera envolvimento ‘significativo’ dos EUA nas negociações


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 7 de abril de 2025
REUTERS/Kevin Mohatt
A União Europeia quer evitar as tarifas recíprocas anunciadas pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e uma eventual guerra comercial causada pelas taxas, disse um porta-voz do bloco nesta terça-feira (8).
A afirmação vem mesmo após a Casa Branca rejeitar uma oferta da UE de adotar uma política tarifária de “zero por zero” em relação a todos os bens industriais comercializados entre os países do bloco e os EUA.
Nesta segunda-feira (7), o conselheiro econômico do governo Trump, Peter Navarro, disse que os EUA só aceitariam chegar a um acordo com a UE se o bloco reduzisse suas barreiras não tarifárias , como as regulamentações de segurança alimentar, por exemplo.
Segundo o porta-voz da UE o desejo de chegar a um acordo para evitar as tarifas dos EUA não mudou. “Estamos esperando que nossos colegas americanos se envolvam de forma significativa (nas negociações”.
Trump anunciou tarifas de 20% sobre todos os produtos importados pelos EUA que saem da UE. Apesar do bloco manifestar o desejo de chegar a um acordo para evitar uma guerra tarifária, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já sinalizou que pode retaliar o país norte-americano se o presidente não ceder.
*Matéria em atualização
Bookmark the permalink.