Sem geladeira, televisão e celular: moradores denunciam falta de energia elétrica há 18 anos em localidade na Bahia


Caso acontece na Fazenda Geribá, em Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado. Zona rural de cidade do sudoeste baiano está há 18 anos sem energia elétrica
Dezesseis famílias afirmam que vivem há 18 anos sem energia elétrica na Fazenda Geribá, localidade que fica a cerca de 40 minutos do Centro de Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia.
Por causa da situação, os moradores não podem fazer tarefas simples como guardar alimentos na geladeira, assistir televisão e carregar o celular.
Sem energia elétrica, moradores de comunidade rural da Bahia vivem à luz de velas e candeeiros há cerca de 20 anos
As famílias contam que pedem a ligação elétrica desde 2007, quando vigorava no estado a primeira etapa do programa federal “Luz para Todos”.
“Viver sem energia é ruim, né? Não podemos colocar uma geladeira em casa, porque não tem energia”, disse o vaqueiro Carlos Dias.
Moradores denunciam falta de energia elétrica há 18 anos em localidade na Bahia
Reprodução/TV Sudoeste
Em uma casa, um morador tentou gerar energia elétrica com uma bateria de carro para tentar ligar uma televisão, mas não conseguiu.
Um outro morador instalou uma placa de energia solar na residência onde mora. Com isso, as outras 15 famílias o aciona em casos de emergência, como pedir socorro médico.
Jovem que estudou em casa sem energia elétrica na Bahia e tirou 980 na redação do Enem passa em medicina na UFRB
A dona de casa Maria Vitória Pereira faz apenas a quantidade do almoço que a família vai comer no dia, porque não tem local para armazenar.
“Eu faço a comida do dia. Meio dia a gente come e depois faço de novo, porque aqui em casa o teto é forrado, é muito quente e não tem geladeira”, contou.
A também dona de casa Solange Campos também reclama da situação.
“Nós não estamos pedindo muita coisa, estamos pedindo o necessário. Aqui mora famílias, idosos e crianças. Compramos equipamentos básicos, mas não podemos usar, porque não temos energia. Nós pagamos impostos”, afirmou.
Moradores têm televisão, mas não conseguem usar
Reprodução/TV Sudoeste
Em nota, a Neoenergia Coelba, que administra a energia elétrica na Bahia, disse que atua em um ambiente regulado e as ligações de energia precisam seguir critérios técnicos e leis ambientais específicas para serem executadas.
Afirmou ainda que com relação à Fazenda Geribá, tem analisado a solicitação e o status que se encontra o projeto para adotar as medidas necessárias e possíveis para a ligação do serviço na comunidade.
“Estamos pedindo desde 2007 e em 2017, a Coelba enviou um documento com base naquele resolução 2.175, de novembro de 2016, que estabelecia o prazo limite da universalização da energia do estado da Bahia como 2020 e até hoje nada se resolveu”, disse o aposentado José Afonso Baltazar.
“Toda hora vem uma empresa aqui, faz um levantamento, enrola e engana. A comunidade já está no limite”.
Famílias denunciam falta de energia elétrica há 18 anos em localidade na Bahia
Reprodução/TV Sudoeste
‘Luz para Todos’ na Bahia
Em julho de 2024, o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, assinou um novo termo de compromisso do programa “Luz para Todos” com a distribuidora Neoenergia Coelba, na Bahia, em evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A expectativa é que sejam realizadas mais 29,5 mil ligações entre 2024 e 2026. O investimento previsto é de R$ 1,2 bilhão e inclui mais de 10,2 mil obras em todo o estado.
Desde o início do Luz para Todos na Bahia, em 2004, mais de 716 mil ligações foram realizadas, com investimento de R$ 7,8 bilhões. Mais de 2,2 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa.
O novo contrato assinado visa atender cerca de 118 mil pessoas em comunidades de baixa renda, povos originários/indígenas, comunidades quilombolas, pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de empreendimentos com impacto social, como escolas, creches, postos de saúde e hospitais.
Vice-governador da BA, Geraldo Júnior; CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui; presidente Luiz Inácio Lula da Silva; ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e Jerônimo Rodrigues, governador da BA
Neoenergia Coelba
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Bookmark the permalink.