Internos de presídio aprendem costura e fazem coelhos de pelúcia para doação no ES


Iniciativa faz parte de um projeto de capacitação profissional promovido pelo Instituto Veredas, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Presos aprendem artesanato, corte e costura e decoração em projetos de ressocialização
No Centro de Detenção Provisória de Viana, na Região Metropolitana de Vitória, um grupo de detentos encontrou na costura uma forma de transformar a realidade dentro do sistema prisional. Eles produzem coelhos de pelúcia, que depois de prontos são doados para crianças durante a Páscoa.
A iniciativa faz parte de um projeto de capacitação profissional promovido pelo Instituto Veredas, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A atividade tem sido uma experiência de superação para os internos, como conta Edielson Dantas, que está preso há quatro anos.
“Nunca me imaginei de frente para uma máquina de costura. Via minha avó e minha mãe costurando, mas achava que eu nunca teria capacidade”, disse Edielson.
O detento Edielson Dantas trabalha na fabricação dos brinquedos no ES
Divulgação Sejus
Outro detento, que preferiu não ser identificado, utiliza a experiência que teve como empresário no setor de confecções para auxiliar os colegas. Ele revelou que cada boneco feito por suas mãos tem um significado especial.
“Eu penso na minha filha, como se estivesse fazendo para ela. Poder presentear com um ursinho que o pai fez é algo que me motiva. Penso em continuar nesse ramo quando sair daqui e, quem sabe, comercializar”, afirmou.
O projeto de confecção de coelhos faz parte de uma política mais ampla de ressocialização. De acordo com a presidente do Instituto Veredas, Udimila Bitencourt, o objetivo é dar aos internos uma oportunidade real de aprendizado e reinserção social.
“A finalidade do instituto é promover a ressocialização através da capacitação profissional, trazendo oportunidades. Esse curso tem 120 horas e os detentos saem daqui com certificados”, explicou Udimila.
Brinquedos fabricados por detentos no ES
Divulgação Sejus
Para cada três dias trabalhados, os internos têm um dia de redução na pena, conforme a legislação vigente. Segundo Marcelo Gouvêa, subsecretário de Estado de Ressocialização da Sejus, esse tipo de iniciativa é essencial para a reintegração social dos detentos.
“O objetivo é capacitar esses internos para a produção de artesanatos com qualidade técnica e estética, com base nas orientações de um instituto que tem expertise no assunto e é habilitado para certificar. Uma certificação de artesão fortalece os negócios e vai auxiliar quem quer empreender e atuar com artesanatos de qualidade após o cumprimento da pena”, afirmou o subsecretário.
Em todo o estado, mais de mil vagas são oferecidas para cursos profissionalizantes dentro do sistema prisional. São várias opções de cursos. A expectativa é que os internos saiam do presídio com uma nova perspectiva de vida, preparados para enfrentar o mercado de trabalho e reduzir as chances de reincidência no crime.
Os coelhos de pelúcia confeccionados pelos detentos serão entregues para crianças em situação de vulnerabilidade durante um evento especial de Páscoa promovido pelo projeto social FortaleSer, localizado em Cariacica, na Grande Vitória.
Detentas produzem roupas íntimas
Outra iniciativa de ressocialização no Espírito Santo foi tema de reportagem no g1 este ano. Em Colatina, no Noroeste do estado, milhares de peças de lingerie e moda praia, como cuecas, calcinhas e tops femininos, são produzidas por internas do Centro Prisional Feminino da cidade.
As internas fazem um curso de profissionalização, com duração de 160 horas, e é realizado em uma fábrica instalada dentro da unidade prisional.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional e o programa Mulheres Mil, do governo federal.
Detentas produzem roupas íntimas e de moda praia em curso de confecção em Colatina
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Bookmark the permalink.