São José deixa de ser ‘cidade dormitório’ e mira futuro com foco em novo plano diretor

A quinta maior cidade de Santa Catarina completa 275 anos de olho no futuro. Em um encontro promovido pelo Grupo ND, nesta quarta-feira (9), especialistas debateram os horizontes e possibilidades do município de São José, uma das principais economias catarinenses.

Orvino Ávila (PSD), prefeito de São José, falou na abertura do evento – Foto: Vivian Lea/ND

O encontro foi aberto às 14h, com a presença do prefeito Orvino de Ávila (PSD). O chefe do executivo agradeceu a participação de todos e destacou a importância do novo plano diretor, aprovado em dezembro.

“A cidade é de todos nós e se cada um fizer um pouquinho, fica menos difícil. Fácil nunca é”, afirmou Orvino de Ávila, relembrando que o plano diretor demorou 38 anos para ser aprovado.

São José do Futuro: perspectivas de futuro

O painel foi aberto pelo Arquiteto e Urbanista, Angelo Arruda. Para ele, diferentemente de Florianópolis, o município de São José não apelo turístico voltado às praias, logo é necessário haver um fomento turístico voltado a outros atributos da cidade.

Palestra do arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, em evento em São José – Foto: Vivian Leal/ND

“São José tem 35% de área rural em seu território, nenhum município da região Metropolitana tem isso”, pontuou, destacando a oportunidade de investimento no turismo de campo. A localização geográfica da cidade também é um atributo a ser destacado, voltando-se para construção de habitações populares.

“O município está deixando de ser o dormitório da região metropolitana, as pessoas não estão mais vindo morar aqui para trabalhar na capital. Elas estão querendo morar aqui e trabalhar aqui. Então, é preciso de habitação social”, destacou, reforçando que esse tipo de construção pode ser feita em qualquer região da cidade, conforme o novo plano diretor.

São José é uma das cidades de Santa Catarina que mais se destacam na economia – Foto: Divulgação/ND

Inovação urbana: São José 2050

O município completará 300 anos em 2050 e, por isso, o Grupo ND reuniu palestrantes para debater as principais oportunidades de crescimento para a cidade.

Participam do debate, o vice-prefeito de São José, MichelSchlemper; o especialista na área de Mobilidade e ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi; o pesquisador e  professor Sênior da UFSC, Neri dos Santos; e o arquiteto e urbanista Angelo Arruda.

O painel, realizado no K-Platz Hotel, reuniu especialistas e empreendedores para discutir temas como habitação, mobilidade, governança e meio ambiente. 

Bookmark the permalink.