Brasil volta a exigir visto de turismo para americanos, canadenses e australianos, suspenso desde 2019


O governo brasileiro argumenta que se trata de reciprocidade. Defensores da proposta que derruba a exigência do visto entendem que a isenção atrai mais turismo para o Brasil. O Brasil voltou a exigir o visto de turismo para americanos, canadenses e australianos.
A exigência de visto para esses países e o Japão foi suspensa em 2019. Na época, só o Japão fez o mesmo em relação ao Brasil. Austrália, Canadá e Estados Unidos continuaram exigindo visto para a entrada de brasileiros.
Em 2023, o presidente Lula revogou a dispensa do visto, decretada por Jair Bolsonaro. A data para entrada em vigor da decisão foi adiada três vezes. Com a indefinição, muitos turistas acabavam se antecipando e tirando o documento. Desde 2023, segundo o governo, o Brasil concedeu mais de 102 mil vistos para americanos, canadenses e australianos.
A solicitação do visto é online, no site e-Visa. A taxa é de US$ 80 – R$ 480 em média. O visto é autorizado em até 48 horas. O visitante poderá permanecer até 90 dias no Brasil.
Dos quase 7 milhões de turistas que visitaram o Brasil em 2024, 728,5 mil vieram dos Estados Unidos,96,5 mil do Canadá e 52,8 mil da Austrália. O governo brasileiro argumenta que se trata de reciprocidade.
O Senado aprovou em março um projeto que derruba a exigência do visto. O texto está parado na Câmara dos Deputados. Defensores da proposta entendem que a isenção atrai mais turismo para o Brasil.
A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens diz que o setor está apreensivo com o impacto econômico:
“Vai dificultar a vinda desse turista para o nosso país, para o Brasil, e com essa dificuldade, eles vão procurar outros países que tenham essa facilidade, que não precise dessa documentação. O dólar é uma moeda forte em relação ao nosso real, então isso dá com que eles tenham mais possibilidade de investir, de gastar dinheiro aqui, da nossa economia girar e isso é muito importante. A gente busca este turismo americano”, diz Ana Carolina Medeiros.
Brasil vai voltar a exigir visto para americanos, canadenses e australianos
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália nesta quinta; governo diz que processo será eletrônico e rápido
EUA monitoram quem tem visto e vão deportar quem descumprir lei migratória, diz embaixada no Brasil
‘Gold Card’: veja o que se sabe sobre o visto que os Estados Unidos irão vender para imigrantes ricos
Bookmark the permalink.