Apaixonada por livros já ‘esqueceu por aí’ mais de 3 mil obras em projeto que incentiva a leitura: ‘Que o interesse pelo livro não seja apagado pelas telas’


Maria Gabriela Moura, de 35 anos, teve a iniciativa em 2016, na mesma época em que começou com o projeto “Viaje com os livros”. Há um ano, ela inaugurou sua banca de livros na região central de Itapetininga (SP). Livros são “esquecidos” em diferentes pontos da cidade de Itapetininga (SP) como incentivo a leitura
Arquivo pessoal/Maria Gabriela Moura
Imagina caminhar pelas ruas e se deparar com um livro “esquecido”, esperando por você? Essa é a iniciativa de Maria Gabriela Moura, de 35 anos, que espalha livros pela cidade de Itapetininga (SP). A ação faz parte de um projeto desenvolvido por ela para incentivar a leitura e que já distribuiu gratuitamente mais de 3 mil obras.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
“A verdade é que, desde que comecei, eu não parei mais, cada viagem que eu, ou algum amigo, faz é uma oportunidade para ‘esquecer’ um livro. Tem períodos que faço com mais intensidade, mas é uma ação permanente do meu projeto”, afirma.
Ação de “esquecer” livros por aí, feita por ela iniciou em 2016 e já distribuiu mais de três mil livros desde então. Na mesma época, Maria Gabriela começou o projeto “Viaje com os livros”, sebo que reúne obras literárias que são doadas ou pagas quando o leitor pode pagar.
Maria Gabriela Moura, de 35 anos, cria ‘sebo viajante’ em Itapetininga (SP)
Arquivo Pessoal/Maria Gabriela
Ops, esqueci aqui…📖
“Esse projeto dá certo até hoje, pois muitas pessoas me ajudaram e ainda ajudam, com doações de livros, na divulgação, comprando e também ‘esquecendo’ livros por aí”, afirma.
Maria Gabriela conta que escolhe diferentes endereços a fim de conseguir atingir mais públicos. “Peço para amigos também ajudarem a ‘esquecer’, aproveitamos a ida aos lugares que precisamos e deixamos por lá…”
Em período de chuva ou com maior umidade do ar, a moradora escolhe lugares cobertos para colocar os livros, assim evitar que o produto estrague e o novo dono aproveite a leitura da melhor maneira.
“A minha única meta é fazer com que o interesse pelo livro não seja esquecido e apagado pelas telas”.
Na banca da Maria Gabriela, localizada na Praça do Rosário, no Centro de Itapetininga, fica uma caixa com livros para doação e disponível para quem passar em frente ao local. “Os gêneros são variados, mas a maioria são de poesia, literatura brasileira e internacional”.
Iniciativa criada em 2016, pela Maria Gabriela Moura, já distribuiu mais de três mil livros em Itapetininga (SP) e em outras cidades
Arquivo pessoal/Maria Gabriela Moura
🧳’Mala viajante’
A mala com os livros já passou por diversas cidades da região de Itapetininga e Sorocaba. Gabriela participa de festivais de música, feiras e também visita escolas para contar como funciona o sebo e levar doações para crianças.
“O objetivo é tornar o livro acessível a todos, livros baratos e de qualidade. Eu procuro ajudar bibliotecas comunitárias, escolas e projetos de incentivo à leitura. Na banca tem livros à venda por apenas R$ 2”, conta.
Mais informações sobre os projetos e o trabalho da Maria Gabriela estão disponíveis na rede social. Neste sábado (12), a Maria Gabriela estará presente na Feira das Magnólias, na Rua Cel. Fernando Prestes, 130, em Itapetininga, a partir das 14h. Ela pretende deixar alguns livros próximos do local.
Maria Gabriela usa uma mala para transportar livros e cria sebo ‘Viaje com os livros’
Arquivo Pessoal/Maria Gabriela
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Bookmark the permalink.