Prefeitura vai encaminhar 3 mil processos de contratos da gestão anterior ao Tribunal de Contas, diz Silvio Mendes


Em entrevista à TV Clube, prefeito anunciou ainda a reforma da Praça do Fripisa, com um espaço fixo para os vendedores de livros usados. Prefeito de Teresina presta conta dos três primeiros meses de gestão
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Teresina vai encaminhar, nesta sexta-feira (11), mais de 3.300 processos relacionados a contratos e licitações da gestão anterior ao Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), afirmou o prefeito Silvio Mendes (União Brasil).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em entrevista à TV Clube, o prefeito explicou que a intenção da PGM é de que os processos sejam analisados pelo TCE e, nos casos formalizados corretamente, pagos com parcelamento pela Prefeitura da capital.
“Tem uma ação do transporte coletivo, referente a terceirizados e compromissos não cumpridos, de mais de R$ 300 milhões. [A análise] tem que ser feita com muito cuidado: que dívida é essa e, se procede, para negociar como se deve pagar”, disse Silvio.
Silvio Mendes, prefeito de Teresina pelo União Brasil
Lucas Marreiros/g1
Na quinta-feira (10), o Tribunal de Contas reprovou, por unanimidade, as contas do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD) no ano de 2023. Segundo o TCE, a Prefeitura de Teresina descumpriu limites constitucionais e legais e registrou “movimentação incompatível com as fontes arrecadadas e utilizadas para pagamentos das despesas”.
Procurado, Dr. Pessoa informou que ainda não foi oficialmente notificado sobre a reprovação. O ex-prefeito não compareceu à sessão e não apresentou defesa ao Tribunal.
Silvio Mendes destacou também que vai antecipar o depósito do tíquete-alimentação de abril dos servidores da Prefeitura, que geralmente é pago no final de cada mês, para a próxima segunda-feira (14), devido à proximidade da Semana Santa.
Reforma do Fripisa
Feira do Livro Usado na Praça do Fripisa, no Centro de Teresina, em 2015
Catarina Costa/G1
O prefeito anunciou ainda uma reforma na Praça do Fripisa, no Centro-Sul de Teresina, para a construção de um espaço fixo destinado aos vendedores de livros usados que trabalham no local há mais de 30 anos.
De acordo com Silvio, a venda de livros usados sustenta atualmente cerca de 350 famílias. A Prefeitura pretende construir 118 boxes para acomodar os trabalhadores.
“A transferência para aquele local era para ser transitória, no início das aulas, e virou um negócio permanente. Provavelmente vamos conseguir demolir o prédio antigo bem no meio da praça e fazer um lugar decente para o comércio e os estudantes”, apontou o gestor.
LEIA TAMBÉM: Revitalizar o Centro de Teresina é fundamental para preservar a história e garantir o futuro
A reforma é parte das ações de revitalização do Centro da capital, região com mais de mil imóveis desocupados e que pode “colapsar” em 2030 se nada for feito, conforme um estudo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Bookmark the permalink.