Médicos retiram útero de gestante para operar bebê que ainda não nasceu; entenda a cirurgia


Procedimento foi feito no Instituto do Cérebro, no Rio de Janeiro, que só atende pelo SUS. Série ‘Trilhas da Mente’, do Dráuzio Varella, desvenda a complexidade de cirurgias no cérebro. Médicos retiram útero de gestante para operar bebê que ainda não nasceu
TV Globo/Reprodução
Um bebê operado ainda dentro da barriga da mãe. Para isso, os médicos precisaram retirar o útero para fora do corpo da gestante, corrigir a medula do feto e recolocar tudo no lugar. A cena parece de ficção científica, mas aconteceu no Rio de Janeiro — e é real.
A neurocirurgia fetal foi feita no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, que só atende pelo SUS, e é destaque do segundo episódio da série “Trilhas da Mente”, do Fantástico, na qual o doutor Dráuzio Varella desvenda a complexidade de cirurgias no cérebro humano.
O episódio desta semana também conta a história de uma mulher que sofria há anos com espasmos faciais. Veja a reportagem completa no vídeo abaixo.
Trilhas da Mente: pacientes encontram esperança na neurociência
A cirurgia do Nathan 🤰👶
Nathan, filho da operadora de caixa Tainá de Andrade, foi diagnosticado ainda na barriga com a síndrome de Chiari tipo 2, quando parte do cerebelo desce pelo canal vertebral do feto.
Isso é o efeito de outra malformação: a mielomeningocele, que acontece nas primeiras semanas de gestação, quando o tubo que forma a medula não se fecha adequadamente e produz uma bolsa geralmente no fim das costas.
🧠 O cerebelo é a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio e pela coordenação dos movimentos.
A cirurgia de Nathan foi realizada por uma equipe da Maternidade Escola da UFRJ, em parceria com o Instituto do Cérebro.
Os obstetras abriram o abdômen da mãe, expuseram o útero e criaram um corte de 3,5 cm para que os neurocirurgiões pudessem acessar o bebê. A equipe do instituto, então, reconstruiu as camadas de membrana, músculo e pele do feto para cobrir a medula.
Ao fechar a medula do feto, o líquido do canal vertebral fica contido e empurra, naturalmente, o cerebelo de volta à sua posição.
“Você melhora a parte cognitiva. Melhorando a função motora, você melhora também a autoestima da criança. Quer dizer, você pode tirar ela de uma cadeira de rodas para uma criança que fique em pé”, explica a neurocirurgiã pediátrica Maria Anna Brandão.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Bookmark the permalink.