Obras no trevo da MGC-356 serão retomadas, anuncia prefeitura; entenda ‘vai e vem’


Após polêmica com corte de árvores e suspensão do contrato com a construtora, projeto original será retomado no bairro Belvedere, afirma prefeito Álvaro Damião (União Brasil). Intervenções devem começar ainda neste semestre. Prefeitura anuncia que vai continuar obras no Belvedere para acesso à BR-356
As obras de intervenção viária no trevo da MGC-356, no bairro Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, serão retomadas. O anúncio foi feito neste domingo (13) pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), após uma reunião com moradores.
A retomada ocorre depois da suspensão do projeto e da desistência da empresa contratada inicialmente para realizar o serviço, no início do mês. A paralisação aconteceu devido a uma polêmica envolvendo o corte de árvores necessário para execução da intervenção (relembre abaixo).
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o projeto original será mantido após a constatação, via estudos técnicos, de que eventuais mudanças eram inviáveis.
Como a empresa vencedora da licitação desistiu do contrato com a suspensão de uma das obras, um novo processo licitatório foi aberto para a retomada.
A PBH informou, ainda, que já estão sendo feitas verificações estruturais e que a previsão é iniciar as obras ainda neste primeiro semestre de 2025, com conclusão estimada para o final de 2026.
Segundo a prefeitura, a decisão também foi influenciada por um abaixo-assinado entregue a Damião, com mais de 7,4 mil assinaturas favoráveis à continuidade da proposta inicial.
Trevo de acesso à MGC-356, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte
Reprodução/TV Globo
O vai e vem
O projeto prevê duas principais intervenções nas proximidades do BH Shopping. A primeira delas é o alargamento do viaduto sobre a MGC-356, com a criação de uma terceira faixa de rolamento no sentido bairro Santa Lúcia.
A segunda, ainda em fase de estudo, é a construção de um novo viaduto que permitirá o acesso direto da MGC-356, no sentido Rio de Janeiro, para a MG-030, no sentido Nova Lima, sem passar pelo atual trevo da avenida Raja Gabaglia.
As intervenções haviam sido suspensas no início de abril, após críticas de moradores à supressão de árvores prevista no trecho próximo à Praça da Lagoa Seca.
A prefeitura chegou a alterar o projeto e cancelar a construção de uma terceira faixa de rolamento antes do viaduto, no sentido Centro, uma das quatro intervenções previstas. A redução no escopo levou à desistência da empresa vencedora da licitação, que deverá ser reaberto.
Além das melhorias viárias, o projeto inclui o plantio de cerca de 860 árvores e a requalificação ambiental da Lagoa Seca, que será transformada em área pública sob responsabilidade do município.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:
Bookmark the permalink.