Jorginho Mello anuncia construção de estátua de 30 m no local da penitenciária de Florianópolis

Estátua de 30 metros deve ser construída no terreno do Complexo Penitenciário de Florianópolis após a sua demolição em 2026 - Foto: Eduardo Valente/Governo de Santa Catarina

Estátua de 30 metros deve ser construída no terreno do Complexo Penitenciário de Florianópolis após a sua demolição em 2026 – Foto: Eduardo Valente/Governo de Santa Catarina

Uma estátua de 30 metros, mesmo tamanho do Cristo Redentor, será erguida no terreno da atual Penitenciária de Florianópolis, anunciou o governador catarinense Jorginho Mello. A construção deverá ter início após a desativação total do complexo prisional, prevista para ocorrer em 2026.

A obra faz parte do projeto de revitalização do terreno, segundo a equipe do governador. No momento, a viabilização do projeto segue em estudo. Uma colaboração com a iniciativa privada é deve ser realizada, sendo o Fort Atacadista o principal nome para financiar a construção, conforme informações do governo.

Estátua de 30 metros terá escadaria para ‘pagar pecados’, diz Jorginho

Na última sexta-feira (11), durante a cerimônia de posse da nova Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de SC, Vanessa Cavallazzi, o governador reforçou o anúncio da construção da estátua de 30 metros.

Santa Catarina de Alexandria será homenageada com uma estátua de 30 metros, segundo Jorginho Mello - Foto: Reprodução/ND

Santa Catarina de Alexandria será homenageada com uma estátua de 30 metros, segundo Jorginho Mello – Foto: Reprodução/ND

Jorginho Mello saudou o fato de Vanessa ser a primeira mulher a ocupar o cargo e aproveitou a oportunidade para dizer que dará início à obra que homenageia Santa Catarina de Alexandria, padroeira que dá nome ao estado.

“Vamos implodir o presídio e construir uma santa de 30 metros”, anunciou Jorginho. “Vamos fazer rampas e escadarias para os mais pecadores rezarem e pagar pecados”, brincou o governador.

Na ocasião, Jorginho também afirmou que o Fort Atacadista estará à frente da construção. Procurada pela reportagem, a empresa não se manifestou até a publicação. O espaço segue aberto.

Moradores da Agronômica pediram transformação da área do presídio em espaço cultural

A atual penitenciária de Florianópolis, localizada no bairro da Agronômica, será desativada e demolida até o próximo ano, conforme anunciou o governo catarinense no ano passado.

Em março deste ano, o governo realizou uma escuta social ativa, em que ouviu os moradores da região sobre qual seria o futuro desejado para o terreno. Foram 1.816 participantes, com 86,9% deles acreditando que a transformação do local em um espaço de cultura e lazer trará benefícios significativos para a cidade.

Como resultado, o governo anunciou que o terreno será transformado na Cidade da Cultura, que irá promover atividades culturais no local, além de construir espaços para cafés e restaurantes. Segundo o governo, shows, apresentações musicais e festivais culturais irão ocorrer na área.

Terreno deverá receber, além da estátua de 30 metros em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, um espaço chamado de Cidade da Cultura - Foto: Daniel Queiroz/Arquivo ND

Terreno deverá receber, além da estátua de 30 metros em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, um espaço chamado de Cidade da Cultura – Foto: Daniel Queiroz/Arquivo ND

A próxima fase do projeto é passar pelas fases de sondagem de mercado e chamamento público de consultorias interessadas em desenvolver os estudos técnicos para viabilizar a concessão ou parceria público-privada da Cidade da Cultura.

Bookmark the permalink.