Glauber Braga completa cinco dias em greve de fome na Câmara dos Deputados

Glauber Braga

Deputado federal Glauber Braga – Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) completou, nesta segunda-feira (14), cinco dias de greve de fome contra o processo de cassação de seu mandato. Para apoiar o parlamentar, um grupo de manifestantes entoou um “samba da solidariedade” em defesa.

Em nota, a assessoria informou que ele aumentou os cuidados por recomendação médica e  recebeu os primeiros atendimentos do dia da equipe de brigadistas da Câmara. O parlamentar fez a ingestão de água e isotônico.

Grupos promovem “roda da solidariedade” em defesa de Glauber Braga – Foto: Assessoria/Divulgação/ND

Glauber Braga permanece no Plenário 5 da Câmara dos Deputados, onde foi realizada a reunião do Conselho de Ética. Lá, o colegiado determinou a cassação do mandato do parlamentar na última quarta-feira (9).

Segundo a assessoria, Glauber vai seguir no local em greve de fome enquanto não houver uma decisão sobre o processo.

Entenda a acusação contra Glauber Braga

O deputado foi acusado pelo partido Novo de ter expulsado da Câmara, com chutes e empurrões, Gabriel Costenaro, membro do MBL (Movimento Brasil Livre). O caso ocorreu em abril de 2024.

Segundo o relator do processo, o parlamentar também trocou empurrões com o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que acompanhava Costenaro. O episódio foi registrado no estacionamento da Câmara.

Parlamentar do PSOL é acusado de quebra de decoro em discussão com membros do MBL – Foto: Foto: Divulgação/ND

O deputado diz que o  protesto é contra “a perseguição política que vem sendo alvo, depois de denúncias contra o orçamento secreto da Câmara”. “Estou há cinco dias e sete horas em greve de fome. Não se trata de um apelo individual para salvar um mandato. É uma denúncia contra a perseguição de Arthur Lira e contra o orçamento secreto. Luto por dignidade. Estou junto com aqueles que não se dobram ao poder da grana”, afirmou, nesta segunda.

Devido ao feriado da Páscoa, as sessões plenárias da Câmara dos Deputados serão realizadas de forma 100% remota nesta segunda e terça-feira. Até o momento, não há previsão de quando o parecer pela cassação será votado pelos 513 parlamentares.

Durante o fim de semana, Glauber Braga recebeu a visita de quatro ministros do governo Lula: Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Secom), Cida Gonçalves (Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral). As visitas demonstram o acompanhamento do governo em relação ao caso e o apoio ao deputado.

Bookmark the permalink.