China substitui principal negociador comercial em meio à guerra tarifária com os EUA


Li Chenggang, que agora ocupa o cargo, já atuou como ministro assistente do Comércio durante o primeiro governo de Donald Trump e era representante chinês na OMC. Bandeiras dos EUA e da China tremulam em Pequim
Tingshu Wang/Reuters
A China retirou o vice-ministro do Comércio, Wang Shouwen, de seu cargo como negociador comercial e o substituiu por um ex-representante chinês na Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta quarta-feira (16).
Decisão vem em meio a uma escalada na guerra tarifária com os Estados Unidos.
Li Chenggang, de 58 anos, que anteriormente atuou como ministro assistente do Comércio durante o primeiro governo de Donald Trump, assumiu o posto de Wang, de 59 anos. A informação é da agência de notícias Reuters.
Guerra tarifária
Exportações da China disparam em março, por conta de Tarifaço de Trump
A China e o EUA vem trocando ataques comerciais desde o anúncio do tarifaço por Trump. Na semana passada, o país asiático aumentou os impostos sobre as importações dos EUA para 125%, em retaliação às tarifas americanas.
A medida aumentaria significativamente o custo dos jatos da Boeing entregues às companhias aéreas chinesas, o que as levaria a considerar alternativas como a Airbus e a empresa doméstica COMAC, explicou a Reuters.
As crescentes tarifas retaliatórias entre as duas maiores economias do mundo correm o risco de paralisar o comércio de bens entre os dois países, segundo analistas, que foi avaliado em mais de US$ 650 bilhões em 2024.
Bookmark the permalink.