Pai e filho são resgatados após serem arrastados por corrente de retorno no mar do litoral de SP; VÍDEO


Familiares são de São Bernardo do Campo (SP) e estavam em situação de risco no mar da Praia do Tombo, em Guarujá (SP). Pai e filho são resgatados após serem arrastados por corrente de retorno no mar de Guarujá
Um menino, de 9 anos, e o pai dele, de 42, foram resgatados após serem arrastados por uma corrente de retorno e entrarem em situação de risco no mar de Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (18). As imagens mostram o salvamento feito por agentes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) com o auxílio de um helicóptero Águia, da Polícia Militar (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O caso aconteceu na Praia do Tombo, no início da tarde. Conforme informado pelo GBMar, o pai e o filho são de São Bernardo do Campo (SP) e estavam em uma área devidamente sinalizada e protegida por guarda-vidas.
A corporação explicou que os familiares foram surpreendidos por uma forte corrente de retorno, que os arrastou para fora da área segura. Como estavam impossibilitados de retornar para a faixa de areia por conta própria, eles pediram ajuda.
Salvamento em Guarujá (SP) foi feito por agentes do GBMar com auxílio do helicóptero Águia
Divulgação/GBMar
De imediato, um guarda-vidas entrou nas águas e conseguiu retirar um deles em segurança. Em seguida, um helicóptero Águia foi acionado e lançou dois agentes para resgatar a segunda vítima. A corporação não soube informar à equipe de reportagem a ordem em que eles foram salvos.
Ainda de acordo com o GBMar, o pai e o filho saíram das águas sem sinais de afogamento, sendo liberados após uma avaliação médica no local.
Salvamento em Guarujá, SP, foi realizado por agentes do GBMar com auxílio do helicóptero Águia, da PM
Divulgação/GBMar
Perigo no mar
Salvamar aponta corrente de retorno como uma das causas de afogamento em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Anteriormente, o GBMar explicou que as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias.
De acordo com a corporação, a corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. Por ser difícil de identificá-las, o GBMar coloca sinalizações com placas vermelhas.
Confira algumas orientações dos bombeiros para fugir de correntezas:
Não entre no mar em praias com sinalização
Se não souber nadar ou ingerir bebidas alcoólicas, não entre nas águas
Fique com a água abaixo da linha da cintura
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Bookmark the permalink.