Fiéis caminham mais de cinco quilômetros na procissão da Via Sacra em Cruzeiro do Sul


Caminhada começou por volta das 6h com a participação de fiéis de todas as paróquias da igreja católica. Procissão da Via Sacre reuniu milhares de fiéis em Cruzeiro do Sul
Milhares de fiéis acordaram cedo nesta Sexta-feira Santa (18) para participarem da procissão da Via Sacra em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. A caminhada começou por volta das 6h com a participação de fiéis de todas as paróquias da igreja católica.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A caminhada teve um percurso de mais de 5 quilômetros com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos que enfrentaram o sol forte para relembrar a trajetória de Jesus no dia da sua morte.
Ao longo do percurso a romaria fez paradas nas 14 estações que representam os momentos do sofrimento de Jesus ao carregar a cruz a caminho do calvário. Em cada estação, um grupo de fiéis fazia um momento de reflexão sobre a importância de jesus para a humanidade
A celebração da Via Sacra é um momento importante para os católicos, que reforçam a importância da reflexão sobre a vida e a morte de Jesus. Para muitos, é uma oportunidade de renovar a fé e se aproximar ainda mais de Deus.
“É o momento em que a gente revive e lembra do sacrifício de Jesus pela humanidade. Nós reunimos para fazer uma reflexão, é o renascimento para os cristãos. É o momento de avaliarmos como vivemos, relembramos o sofrimento que Jesus passou por nós”, explicou o coordenador do terço dos homens da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Raimundo Nonato Lima.
Procissão reuniu milhares de fiéis em Cruzeiro do Sul
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O aposentado Francisco Xavier Barbosa participa da caminhada religiosa desde os três anos de vida. Ele contou que era carregado nos ombros do pai quando era criança. “Não perco uma. Jesus é tudo, para mim representa tudo. Fé, esperança, tudo”, declarou.
Este ano, a procissão da Via Sacra também promoveu o tema da campanha fraternidade que chama a atenção da sociedade para a proteção dos sistemas ecológicos. O bispo da diocese de Cruzeiro do Sul, dom Flávio Giovanelli, explicou a importância da campanha.
“Deus deu esse mundo para que cuidemos dele. No livro de gênesis, no capítulo primeiro, ele diz: ‘crescei, multiplicai e cuidai da terra’. Não diz estraguei a terra. A natureza é uma herança que Deus e as outras gerações entregaram para a gente, mas é um empréstimo que Deus faz para nós e futuras gerações”, ressaltou o religioso.
Procissão passou por 14 estações, que representam a caminhada de Jesus até o calvário
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Estações
Na décima primeira estação houve a representação do momento em que Jesus foi crucificado. Na procissão, as crianças tiveram participação especial e foram responsável pela programação da atividade na 13ª estação.
No encerramento, no Morro do Fórum, teve a demonstração do sepultamento de Jesus. O bispo dom Flávio Giovanelli explicou o significado da Via Sacra para a comunidade cristã.
“Para os cristianismo é a data maior de demonstração de amor de Jesus para com a humanidade. Jesus disse: ‘não tem maior amor do que dar a vida por seus amigos e pessoas que se ama’. Ele demostrou isso na sexta-feira, mas não morreu definitivo porque ressuscitou”, contou.
Reveja os telejornais do Acre
Bookmark the permalink.