Essas são as 6 coisas que você deve fazer depois das 17h para ter um envelhecimento saudável

Duas pessoas idosas correndo para envelhecer com saúde

Saiba como envelhecer com saúde adotando 8 hábitos – Foto: Canva/ND

Envelhecer é um privilégio — e algumas mudanças simples na rotina noturna podem ajudar a manter a saúde em dia por mais tempo. Por isso, saiba quais hábitos você deve fazer depois das 17h para envelhecer com saúde.

Mas, por que esses hábitos são importantes? Especialistas recomendam que atitudes acessíveis podem ser implementadas após o final da tarde para trazer mais qualidade de vida e longevidade.

Quais hábitos saudáveis adotar para envelhecer com saúde?

Embora a genética seja determinante para envelhecer com saúde, o estilo de vida tem papel central nesse processo.

“Hábitos diários impactam diretamente como nos sentimos hoje e como envelhecemos amanhã”, afirma a médica Suneye Koohsari, especialista em medicina da família e obesidade.

Segundo ela, uma rotina equilibrada pode melhorar a energia, o humor e a clareza mental, além de reduzir o risco de doenças crônicas.

Além disso, a nutricionista Courtney Pelitera reforça que iniciar essas práticas o quanto antes pode prevenir problemas como gripe, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. E a hora de começar pode ser hoje — mais especificamente, após às 17h.

Mulher fazendo ioga perto de paisagem

Adotando esses 8 hábitos, você consegue conquistar qualidade de vida e envelhecer com saúde – Foto: Canva/ND

1. Prefira chás descafeinados no fim da tarde

O consumo de cafeína à noite pode prejudicar o sono. Por isso, após as 17h, a recomendação é trocar o café por um chá sem cafeína, como camomila, que contribui para o relaxamento muscular, melhora a qualidade do sono e assim, você consegue envelhecer com saúde.

Um estudo publicado no Journal of Advanced Nursing mostrou que o uso regular de chá de camomila pode melhorar significativamente a qualidade do sono em adultos com insônia leve.

2. Caminhe depois do jantar

Uma simples caminhada após o jantar auxilia na digestão e pode melhorar o controle glicêmico. Conforme uma metanálise publicada na Sports Medicine em 2022, caminhadas leves após refeições reduziram significativamente os níveis de açúcar no sangue em comparação ao sedentarismo.²

Além disso, atividades leves à noite ajudam na motilidade intestinal, o que favorece o equilíbrio da microbiota — fator associado ao envelhecimento saudável.

3. Crie um ritual de sono que alivie o estresse

Reduzir o estresse é fundamental para a saúde mental e física. Técnicas como respiração profunda, meditação, ioga ou escrever em um diário antes de dormir ajudam a acalmar a mente e a preparar o corpo para o sono.

A exposição à luz azul de telas à noite deve ser evitada, já que estudos mostram que ela inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono.

4. Hidrate-se durante o dia — mas reduza líquidos antes de dormir

A desidratação é comum entre pessoas idosas, pois a sensação de sede diminui com a idade.

Manter uma ingestão adequada de água ao longo do dia (entre 1,5 a 2 litros, conforme a recomendação do Instituto de Medicina dos Estados Unidos) é essencial. No entanto, para evitar idas frequentes ao banheiro à noite, o ideal é parar de beber líquidos cerca de uma hora antes de dormir.

5. Evite bebidas alcoólicas à noite

Embora um vinho possa parecer inofensivo, estudos apontam que não há quantidade segura de álcool quando o assunto é envelhecimento saudável.

O consumo regular pode prejudicar o sono, afetar o humor e aumentar o risco de doenças como câncer, hipertensão e problemas hepáticos.

6. Escolha bem o lanche noturno

Se sentir fome à noite, opte por um lanche leve e balanceado com carboidrato, proteína e gordura boa.

Um exemplo é o iogurte natural com uma colher de pasta de amendoim. Esse tipo de refeição pode evitar picos de glicose durante a madrugada, o que melhora o sono — especialmente em pessoas com diabetes.

Caso o jantar tenha sido rico em fibras e proteínas, talvez nem seja necessário um lanche antes de dormir. Alimentos como vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas ajudam na saciedade e regulam o colesterol e o açúcar no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Envelhecer com saúde é a prioridade

Cuidar da saúde após as 17h pode ser o segredo para envelhecer com saúde. Priorizar o sono, manter-se ativo, evitar álcool e controlar o estresse são atitudes simples que, somadas, fazem grande diferença ao longo dos anos. “Não se trata apenas de viver mais, mas de viver melhor”, conclui Koohsari.

Casal de idosos sorrindo

Cuidar da saúde após as 17h pode ser o segredo para envelhecer com saúde – Foto: Canva/ND

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Bookmark the permalink.