FOTOS: quarto usado pelo Papa Francisco durante visita a Aparecida, em 2013, virou museu


Após visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco descansou e almoçou no Seminário Bom Jesus, onde outros dois papas já haviam se hospedado. Foto atual do quarto em que Papa Francisco descansou durante visita a Aparecida, em 2013
Divulgação/Pousada do Bom Jesus
O quarto onde o Papa Francisco descansou em 2013, após visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, foi transformado em um museu. Além do Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), outros dois pontífices – João Paulo II e Bento XVI – se hospedaram no local.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
➡️Em maio de 2013, meses após ter sido escolhido Papa, Jorge Mario Bergoglio veio ao Brasil durante Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecia no RJ, e visitou o Santuário Nacional de Aparecida.
Após a visita, o Papa Francisco foi levado de papamóvel ao Seminário Bom Jesus – local de formação de sacerdotes da Arquidiocese de Aparecida -, onde almoçou e permaneceu por cerca de três horas. O seminário fica a dois quilômetros do santuário.
De acordo com a Arquidiocese de Aparecida, ao chegar ao seminário, o pontífice recebeu flores e cumprimentou seminaristas e padres formadores. Em seguida, abençoou uma imagem de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão e jogou terra em uma muda de pau-brasil, que foi plantada perto da imagem.
Como foi o almoço
Cozinheira revela ‘toque regional’ em cardápio do Papa em Aparecida
O papa almoçou no refeitório do local e o cardápio contou com salada de tomate, alface e rúcula, arroz, frango grelhado, purê de batata, feijão carioca e doce de leite. Também tinha a opção de carne de panela como prato principal.
Cerca de 60 pessoas, entre seminaristas e membros da comitiva do Vaticano, almoçaram com o pontífice. A cozinheira responsável pelo almoço, Vanessa Galvão, afirmou na época que optou por um cardápio simples e ‘regional’.
No final, Francisco chamou todos os funcionários envolvidos e agradeceu pela refeição. O papa também conversou com religiosos e chegou até a colocar no pescoço uma bandana com o nome de 40 jovens de Aparecida e Guaratinguetá que participaram da Jornada Mundial da Juventude.
Papa ao lado de seminarista com bandana no pescoço durante almoço no Seminário Bom Jesus
Luiz Fernando Miguel/Arquivo Pessoal
Na época, o então seminarista Luiz Fernando Miguel Lopes, que tinha 24 anos, afirmou que todos os religiosos tiveram momentos muito especiais ao lado do pontífice.
“Foi um momento muito familiar e gostoso. Tivemos total acesso a ele que nos recebeu e atendeu com muito carinho”, afirmou na ocasião.
De acordo com ele, o papa sentou em uma mesa maior com membros do Vaticano e o então arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno. Já os seminaristas sentaram em outras mesas que estão disponibilizadas no mesmo salão.
“Não reparei no que ele comeu de prato principal. Só me chamou a atenção que no final ele comeu muita fruta, como mamão e manga”, disse Luiz.
O quarto de descanso do papa
O Papa Francisco descansou em um quarto do seminário após o almoço – passou apenas algumas horas ali.
A suíte fica no primeiro andar e tem 50 metros quadrados. Sem grandes luxos, contava com cama, mesa, poltrona, armários, telefone e duas imagens cristãs – do São Pedro e da Nossa Senhora Aparecida – na ocasião da hospedagem do pontífice.
Imagem de arquivo – quarto que foi usado pelo Papa Francisco em Aparecida
Carlos Santos/G1
A cama era de solteiro, a pedido do papa. Ao lado dela, foram deixados uma foto de Francisco com a família e uma cuia de chimarrão, como forma de agrado e para fazê-lo se sentir em casa.
Ao lado do quarto – que atualmente é um museu (leia mais detalhes abaixo) – há uma capela e um refeitório privativo. O local já havia servido de descanso para outros dois papas: Bento XVI, em 2007, e João Paulo II, em 1980. Por conta disso, é chamado de ‘Ala Pontifícia’.
Imagem de arquivo – Quarto do Papa Francisco recebeu um porta retrato com foto de sua família e uma cuia de chimarrão.
Carlos Santos/G1
Museu
O quarto que serviu de descanso para o Papa Francisco é antigo. Em 2007, o local foi reformado para receber o Papa Bento XVI e, desde então, não houve alteração na arquitetura e é configurado da mesma forma, assim como o refeitório e a capela que ficam ao lado.
Em 2020, o quarto passou a ser um espaço de exposição, composto por outros artefatos históricos que fazem parte da história do prédio e da cidade.
Atualmente, a Ala Pontifícia é um espaço de visitação, mas aberta apenas para hóspedes da Pousada do Bom Jesus, que fica no mesmo prédio.
Gratuita aos hóspedes, a visitação acontece em dois horários: 11h15 e 16h30.
Foto atual do quarto em que Papa Francisco descansou durante visita a Aparecida, em 2013
Divulgação/Pousada do Bom Jesus
Foto atual do quarto em que Papa Francisco descansou durante visita a Aparecida, em 2013
Divulgação/Pousada do Bom Jesus
Foto atual da capela do quarto em que Papa Francisco descansou durante visita a Aparecida, em 2013
Divulgação/Pousada do Bom Jesus
Foto atual do refeitório do quarto em que Papa Francisco descansou durante visita a Aparecida, em 2013
Divulgação/Pousada do Bom Jesus
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Bookmark the permalink.