Arquidioceses se pronunciam após morte de Papa Francisco

Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, cumprimenta Papa FranciscoReprodução/Instagram

Os cardeais que estão à frente das arquidioceses brasileiras se pronunciaram na manhã desta segunda-feira (21) após o falecimento do Papa Francisco. Alguns dos padres tiveram a oportunidade de conhecer o pontífice argentino.

Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, falou sobre a morte de Francisco. “Nós nos unimos, então, à toda a Igreja, para rezar pelo Papa Francisco, recordando o que ele realizou durante esses 12 anos do seu Papado, e pedindo a Deus que o acolha, que o recompense por tudo que ele fez e significou para a Igreja nesses últimos anos”, afirmou.

O cardeal vai realizar uma missa em sufrágio do Papa nesta segunda-feira, às 12h, na Catedral da Sé.

As arquidioceses do Rio de Janeiro e Salvador também vão realizar missa de sufrágio nesta segunda-feira. Na capital fluminense, o Cardeal Orani João Tempesta presidirá a Santa Missa às 12h na Catedral Metropolitana de São Sebastião. O Cardeal Dom Sergio da Rocha presidirá a missa nesta segunda-feira, às 17h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador.

Cardeal Dom Sergio da Rocha arcebispo de Salvador ao lado de FranciscoReprodução/Instagram

A arquidiocese de Fortaleza, que tem como cardeal Dom Gregório Paixão, publicou um comunicado. “É com profundo pesar e sentimento de perda que a Arquidiocese de Fortaleza recebe a notícia do falecimento do Santo Padre, Papa Francisco. Com seu testemunho de fé, humildade e amor aos mais pobres, o Santo Padre marcou profundamente a história da Igreja e do mundo, inspirando-nos a viver os valores cristãos com coragem, fidelidade e compaixão. Que Nossa Senhora da Assunção, Padroeira de Fortaleza, interceda por ele, e que seu legado de fé, caridade e fraternidade continue a frutificar em nossos corações”.

A Arquidiocese de Porto Velho também fez uma publicação sobre a morte do pontífice. “Quis o Senhor chamar de regresso à Casa Paterna o Seu servo o Papa Francisco. Na Alegria Pascal da Ressurreição de Jesus, nesta oitava da Páscoa, a Arquidiocese de Porto Velho recebe, com pesar a notícia do falecimento do Santo Padre o Papa Francisco e se une a toda a Igreja em oração pelo seu descanso eterno”.

A Arquidiocese de Porto Alegre também vai celebrar missa em sufrágio da alma do Santo Padre, o Papa Francisco, nesta segunda-feira (21) na Catedral Metropolitana, às 18h.

O arcebispo de Goiânia João Justino de Medeiros Silva publicou uma nota de pesar.

A arquidiocese de Brasília também lamentou a morte de Francisco. “É com profundo pesar que, hoje, nos despedimos do nosso sucessor de Pedro. Humildade, misericórdia e diálogo: essas foram as características que marcaram seu pontificado. Unamo-nos em oração pela sua alma, confiantes na esperança da ressurreição. Descanse em paz, Santo Padre, e interceda por todos nós diante do Senhor”. O Cardeal Paulo Cezar Costa está à frente da arquidiocese da capital federal.

A Arquidiocese da Belém também se pronunciou sobre a morte de Francisco. “Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco foi um exemplo de humildade e proximidade com os mais pobres, sempre atento às periferias sociais e espirituais. Demonstrou especial carinho pela Amazônia e seus povos, incentivando uma Igreja com rosto amazônico e comprometida com a justiça social. Seus feitos também perdurarão em nossa Arquidiocese de Belém do Pará”, diz um trecho da publicação.​

A Arquidiocese de Aracaju, do arcebispo dom Josafá Menezes da Silva, realizará uma missa em sufrágio da alma do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), às 16h30, na Catedral Metropolitana.

Bookmark the permalink.