Funeral do Papa Francisco: Vaticano se prepara para cerimônia sem precedentes

imagem do papa ilustra Funeral do Papa Francisco

Funeral do Papa Francisco será sem precedentes na história da Igreja Católica – Foto: Reprodução/ND

O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, no Vaticano. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, diretamente da Capela da Casa Santa Marta.

Como tradição, igrejas ao redor do mundo tocaram doze badaladas de sino em sinal de luto e o Vaticano prepara os primeiros ritos do funeral do Papa Francisco.

Em comunicado emocionado, Farrell declarou: “Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja. Ensinou-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”

O Papa Francisco, que adotou como lema pessoal a frase em latim Miserando atque eligendo, “Olhou-o com misericórdia e escolheu-o”, deixa um legado marcado pela simplicidade, empatia e defesa dos mais vulneráveis.


Vaticano decreta luto e inicia preparativos para o funeral – Vídeo: Divulgação/Redes Sociais/ND

Funeral do Papa Francisco será sem precedentes

O Vaticano confirmou que o corpo do Papa Francisco será colocado no caixão nesta segunda-feira (21), às 15h, em uma cerimônia reservada na capela da residência Santa Marta, onde o pontífice vivia.

O rito será conduzido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Romana, responsável pelo processo de certificação da morte e pela preparação do corpo para o velório.

Atendendo a um pedido feito em vida, Francisco ordenou que os rituais fúnebres fossem simplificados. Ele descartou, por exemplo, o uso do tradicional catafalco, a plataforma onde os corpos dos papas eram expostos.

O corpo será acomodado em um caixão simples de madeira, revestido com zinco, e ficará com a tampa aberta para a despedida dos fiéis. A partir desta terça-feira (22), o corpo do pontífice será exposto por três dias na Basílica de São Pedro, onde fiéis poderão prestar as últimas homenagens.

A data oficial do funeral será definida pelo Colégio dos Cardeais nas próximas horas. Pela tradição, o funeral papal ocorre seis dias após a morte e é presidido pelo decano do Colégio.

Depois da cerimônia e o período de novemdiales, nove dias de orações pela alma do papa, o Colégio dos Cardeais, formado por membros com menos de 80 anos, se reunirá em conclave, em Roma, para eleger o novo líder da Igreja Católica.

Quebrando uma tradição, Francisco será sepultado fora da cripta da Basílica de São Pedro, local reservado para a maioria dos papas.

Em vida, ele escolheu como destino a Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das igrejas mais antigas e simbólicas de Roma, lugar que visitava com frequência antes e depois de cada viagem apostólica, para orar diante do ícone de Maria, “Salus Populi Romani”.

Até que o novo pontífice seja escolhido, a administração da Santa Sé ficará sob a responsabilidade interina do cardeal Kevin Farrell, que assumiu oficialmente o governo do Vaticano.

Bookmark the permalink.