‘Deixou mensagem de paz’, diz jovem de Curitiba que acompanhou última aparição pública do papa Francisco


Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21). Nascido na Argentina, ele foi o primeiro papa latino-americano da história. ‘Deixou mensagem de paz’, diz jovem que acompanhou última aparição pública do papa
A estudante de medicina veterinária Maria Lenise Garsztka participou da última aparição pública do papa Francisco, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (21).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Ela, que é moradora de Curitiba, está visitando a Itália junto com a família. No domingo de Páscoa (20), ela acompanhou a aparição do pontífice que fez a bênção Urbis et Orbi na Praça de São Pedro, arrancando aplausos e vivas da multidão.
Ele não celebrou a missa no local, mas pediu para que um assessor lesse um discurso que havia preparado.
“Foi lido o texto que ele deixou como mensagem de Páscoa, falando sobre a guerra, assunto que ele abordava sempre. Sempre que preciso, ele falava sobre a paz. A mensagem que ele deixou por último foi a mensagem de paz, a mensagem de cessar guerras. É uma coisa que vai vai ficar no legado dele”, conta Maria Lenise.
Papa Francisco na sua última aparição pública na Praça de São Pedro no domingo de Páscoa
Maria Lenise Garsztka
De acordo com a estudante, depois do encerramento da celebração, foi anunciado para a multidão que o papa iria descer para cumprimentar os fiéis.
“Tinha muita gente e ele passou por tudo. A gente chegou a perder o carrinho dele de vista. Ele foi cumprimentando na medida do possível. Dava pra ver que ele estava bem debilitado, que estava se esforçando para estar ali, ele estava tentando. Ele erguia pouco a mão, colocava a mão nas crianças, já não conseguia mais pegar no colo igual antes. Dava para perceber que ele estava ali realmente porque queria, realmente se esforçando. No caso, foi uma despedida, mas ninguém imaginava”, lembra.
Papa Francisco em sua última aparição pública
Maria Lenise Garsztka
Cidade em silêncio
Segundo Maria Lenise, a notícia de que o papa havia morrido foi recebida com surpresa pelas pessoas que estavam na Itália. Conforme a informação foi se espalhando, Roma foi tomada por um silêncio.
Aos poucos, conforme a jovem, as pessoas começaram a se dirigir até a Praça de São Pedro, onde se reuniram em oração pelo papa.
Vídeo: Fiel argentina descobre morte do papa Francisco após ser abordada por repórter em igreja
‘Mais simples, mais afetuoso’: Nomeado arcebispo de Curitiba pelo papa Francisco, Dom Peruzzo destaca legado do pontífice
Conclave: Ex-arcebispo de Maringá está na lista de cardeais candidatos à eleição de novo pontífice
Morte do papa
O papa Francisco acena em imagem de 2 de setembro de 2023 em Ulan Bator, capital da Mongólia
Alberto Pizzoli/AFP
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21).
Ele nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, e foi o primeiro papa latino-americano da história.
O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos e se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano.
Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Bookmark the permalink.