Empresário de SC que deu a volta ao mundo de helicóptero planeja mais duas grandes aventuras

Foto de Peter Wilson ao lado de André Borges de Freitas em frente ao helicóptero que deram a volta ao mundo

André e Peter deram a volta ao mundo mais rápida pelos antipolos; empresário de SC planeja novas aventuras – Foto: Guinness World Records/ND

Recentemente, o empresário de Santa Catarina, André Borges de Freitas, entrou no Guinness Book com a volta ao mundo mais rápida pelos antipolos a bordo de um helicóptero. Ele esteve ao lado do piloto inglês, Peter Wilson, por mais de 100 dias. Os dois passaram por 35 países durante a aventura.

O feito marcou a história da aviação no Brasil, já que foi a primeira vez que um brasileiro deu a volta ao mundo desta forma. Apesar do marco, o empresário não pensa em parar por aí e planeja, para os próximos dois anos, duas outras viagens num formato “diferente”.

Dois prints de um vídeo; o primeiro, de André e Peter dentro do helicóptero durante sobrevoo à Estátua da Liberdade e, o outro, a própria Estátua da Liberdade

André Borges de Freitas e Peter Wilson sobrevoaram a Estátua da Liberdade – Foto: Reprodução/YouTube/ND

Avião e vela: os novos desafios

“Neste ano, estou tentando conseguir alguém que tenha um avião para dar a volta ao mundo. Seria bem legal. Não sei se alguém já fez isso: ser piloto de helicóptero e piloto de avião e conseguir dar a volta ao mundo com os dois. Talvez seja uma coisa inédita“, pontuou, o empresário, ao ND Mais.

De Freitas relembra que a viagem de helicóptero ao redor do mundo durou três meses e meio, enquanto a próxima ele estima que seja, no máximo, de aproximadamente 45 dias. “O avião consegue voar à noite e com tempo fechado. É mais tranquilo, de certa forma”, acrescentou.

Mas as aventuras não devem parar por aí! André quer tentar um novo desafio, mas daqui a dois anos. À vela, sair do Brasil rumo a Austrália. “É uma coisa diferente que eu acho que nenhum brasileiro fez, mas, de qualquer maneira, gostaria de fazer, independente de terem feito ou não”, ressaltou.

Recorde no Guinness Book por volta ao mundo

André Borges de Freitas e Peter Wilson entraram no Guinness Book com a volta ao mundo mais rápida de helicóptero na categoria antipolos. A saída e a chegada aconteceram no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina.

Os pilotos conduziram um Robinson R66. Após a saída de Santa Catarina, os dois partiram para leste pelos antípodas de Bichura, na Rússia, e El Calafate, na Argentina, em 105 dias e 7 horas, entre 18 de junho e 1º de outubro de 2024, a uma velocidade média de 19,21 km/h. A circunavegação foi homologada pela FAI (Fédération Aéronautique Internationale).

O empresário compartilhou detalhes da volta ao mundo pelo canal que tem no Youtube, o De Helicóptero Pelo Mundo. Assista ao momento em que os dois pilotos sobrevoaram a Estátua da Liberdade, em Nova York:

“Quando tive a ideia de dar a volta ao mundo de helicóptero, sabia que nenhum brasileiro tinha feito. Isso fica, realmente, registrado na história da aviação brasileira. O bônus, a cereja do bolo, foi a gente ter conseguido também o Guinness Book de volta ao mundo mais rápida pelos antipolos”, finalizou.

Bookmark the permalink.