Cidade mais rural de SP, Pedra Bela tem a menor taxa de arborização da região; entenda


Segundo dados do Censo 2022, índice é de 29,98% na cidade. Especialista explica que levantamento considera apenas existência de árvores maiores que 1,70cm e em áreas urbanas. Pedra Bela (SP), na região de Campinas (SP), é a cidade com menor grau de urbanização do estado de São Paulo
Fernando Evans/g1
Com 450 km de estradas de terra, Pedra Bela (SP) é a cidade mais rural do estado de SP, segundo levantamento da Fundação Seade. Mesmo assim, o município tem índice de arborização de 29,98%, o pior da região de Campinas (SP), de acordo com dados divulgados no Censo 2022. Veja abaixo.
O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Ivan André Alvarez, explica que o levantamento considera apenas a existência de árvores maiores que 1,70cm e em áreas urbanas. Além disso, características do processo de urbanização da cidade podem explicar a taxa.
LEIA TAMBÉM
Onze cidades na região têm índice de arborização pior que o estado de SP; veja quais
Cidade mais rural do estado de SP tem 450 km de estradas de terra e fica até 1 mês sem registrar mortes
Grau de urbanização
Segundo dados do Censo, 29,98% dos imóveis ocupados na área urbana de Pedra Bela possuem ao menos uma árvore no entorno. A porcentagem é a menor entre os municípios da região de Campinas e fica bem abaixo da média no estado de São Paulo, que é de 74,93%.
O número surpreende quem conhece Pedra Bela. A cidade é cercada por muito verde, 450 km de estradas rurais e uma área urbana de ruas estreitas.
Então, o que explica o índice?
Parte da justificativa é a metodologia do IBGE, que faz o levantamento das árvores presentes no entorno de imóveis ocupados na área urbana.
Um levantamento da Fundação Seade sobre o grau de urbanização mostra que somente 27,1% da população de Pedra Bela mora na área urbana.
Outra possível explicação para casos como o de Pedra Bela é a forma em que a urbanização de uma cidade pode ocorrer.
“Pode ter uma urbanização mais recente em uma cidade menor. E quando você tem uma urbanização recente, muitas vezes o que o pessoal faz? Corta tudo quanto é árvore, né? Era uma área rural, aí ela está se tornando urbana, e aí as árvores ainda vão crescer. Esse pode ser uma explicação”, afirma o pesquisador Alvarez.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Melhoras no levantamento
Para Alvarez, os dados do Censo alertam para a importância das árvores, mas não demonstram desigualdades entre bairros e municípios.
Ele afirma que a metodologia para medir a arborização nos municípios precisa ser melhorada para “mostrar mais claramente como é que está o verde da cidade”.
“Você percebe ali que é um levantamento urbano. E é de arborização urbana, não é de árvores de forma geral, entende?”, diz Alvarez.
Para especialista, dados alertam para importância das árvores mas não demonstram desigualdades entre bairros e municípios.
Reprodução EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Bookmark the permalink.