O que fazer quando encontrar um gambá em casa?

Gambá em uma árvore

Veja o que fazer ao encontrar um gambá em casa – Foto: Universidade de Passo Fundo/Reprodução/ND

Não é raro se deparar comum gambá em casa. Esses animais podem ser vistos quando procuram comida ou abrigo. Mas ao se deparar com esse animal, qual a melhorar maneira de retirá-lo do local?

Apesar da fama de “fedorentos”, os gambás, também conhecidos como saruês, pertencem à família dos marsupiais. Eles carregam a fama de solitários, onívoros e oportunistas.

Segundo a Revista Amazônia, esses animais possuem hábitos noturnos e se alimentam de frutas, insetos, restos de comida, pequenos roedores e até escorpiões, o que faz com que residências se tornem locais perfeitos para a busca de alimento.

O que fazer quando encontrar um gambá em casa?

Ao encontrar um gambá em casa, é fundamental não se aproximar de forma agressiva do animal. Mantenha a calma e uma distância segura para evitar que ele se assuste.

Caso se sinta ameaçado, o gambá pode liberar um líquido de odor forte como mecanismo de defesa ou até mesmo se fingir de morto, em um comportamento conhecido como tanatose.

Gambá em sua casa em cima de uma cerca

Ao se assustar, esses animais possuem dois mecanismos de defesa: soltar um líquido fedorento ou se fingir de morto – Foto: Freepik/ND

Também é importante não tocá-lo, pegar o animal com as mãos ou encurralá-lo, pois isso pode deixar o gambá ainda mais irritado. A melhor atitude é deixá-lo seguir seu caminho, com o mínimo de interferência possível.

Observar se o gambá está se locomovendo normalmente ou se apresenta algum ferimento é outra ação importante. Caso o animal pareça doente, apresente comportamento estranho ou ferimentos visíveis, o ideal é não interferir e acionar os órgãos competentes.

Gambás também podem ser vítimas de atropelamentos ou ataques de cães. Nesses casos, se possível, tire fotos à distância e envie junto com a localização para as autoridades responsáveis pelo resgate de animais silvestres.

Como prevenir a entrada de um gambá em casa?

Para evitar a presença de um gambá em sua casa, o ideal é evitar o acesso a alimentos — como restos de comida e ração de pets —, mantendo lixeiras bem tampadas e o quintal limpo.

Também é importante eliminar possíveis esconderijos, como pilhas de madeira e entulhos. Como são noturnos, luzes com sensor de presença e barulhos suaves, como um rádio ligado, podem afastá-los de forma segura.

É importante lembrar que o uso de venenos, armadilhas e outros métodos cruéis contra gambás é crime ambiental no Brasil, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Caso você aviste mais de um gambá em sua casa, ou seja recorrente a presença desse animais, é fundamental procurar ajuda especializada. Biólogos, ONGs de proteção animal e órgãos ambientais possuem protocolos corretos para o manejo e realocação segura desses animais.

Bookmark the permalink.