Com quase 8 mil casos, Acre segue entre os estados com maior incidência de dengue no país


Coeficiente de casos a cada 100 mil habitantes do Acre é o segundo maior, atrás apenas de São Paulo, com 884,7. Em fevereiro, estado havia ocupado a primeira posição e meio ao aumento de casos. São três mortes confirmadas pela doença, segundo o Ministério da Saúde. Mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti
Freepik
Com 7,8 mil casos prováveis de dengue, o Acre segue com uma das maiores incidências da doença no país. Segundo o painel de monitoramento das arboviroses, do Ministério da Saúde, o coeficiente do estado é de 884,7 infecções a cada 100 mil moradores.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Com o índice, o estado fica atrás apenas de São Paulo (1320,4), mas à frente de unidades da federação com populações maiores, como o Paraná (713,3), que é o terceiro.
LEIA MAIS:
Aedes do Bem: Vereadores querem CPI para apurar supostas irregularidades em compra de 16,2 mil kits de mosquitos
Em situação de emergência por conta da dengue, Acre deve receber mais de 47,5 mil testes rápidos
Com mais de 4 mil casos de dengue, Acre decreta situação de emergência em saúde pública
Saúde investiga morte de missionária de 35 anos por suspeita de dengue grave no interior do AC
Ainda conforme o painel, o estado tinha cerca de 4,3 mil casos confirmados da doença até o dia 9 de abril, além de três mortes.
O Acre também aparece entre os sete estados do país com índices acima da média nacional, que foi de 494,5 casos prováveis a cada 100 mil habitantes.
Casos prováveis de dengue a cada 100 mil habitantes
Início de ano preocupante
Em fevereiro deste ano, o estado aparecia com a maior incidência do país, com 595,8 casos prováveis de dengue a cada 100 mil habitantes nas primeiras seis semanas epidemiológicas do ano. Ao todo, eram 5.247 casos prováveis até aquele mês.
O índice também ficou acima da média do país, que foi de 137,1 casos a cada 100 mil habitantes. Os dados são do Painel das Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde com dados até o dia 8 de fevereiro.
Postos de saúde de Rio Branco oferecem vacinas contra dengue e covid-19
Ainda de acordo com o painel, o estado também teve aumento de 110% nas notificações das primeiras semanas de 2025 na comparação com o mesmo período em 2024. No ano passado, foram 2.059 casos prováveis neste recorte, ou seja, mais que dobrou entre um ano e outro.
No ano passado, houve uma morte por dengue. Em 2025, segundo o painel, duas mortes já foram confirmadas, enquanto uma outra é investigada.
O número de casos já confirmados, porém, teve redução. Nas seis primeiras semanas epidemiológicas de 2025, foram 1.239 casos confirmados no Acre, contra 2.004 no ano passado. A redução foi de 38,1%.
Em todo o país, o Ministério da Saúde detectou redução de 60% nos casos prováveis de dengue na comparação com o mesmo período em 2024. Foram 17 estados com redução.
Reveja os telejornais do Acre
Bookmark the permalink.