‘Daniel, decidi te expor’: Gloria Groove e MC Daniel são multados em R$ 20 mil após transtorno com QR CODE para divulgar parceria musical


Banners enigmáticos que simulavam um ‘exposed’ amoroso eram anúncio de parceria musical e infringiam a Lei Cidade Limpa, informou prefeitura de São Paulo. ‘Daniel, decidi te expor’: cartaz espalhado na Radial Leste lança parceria entre Gloria Groove e MC dANIEL
Arquivo Pessoal
Os artistas Gloria Groove e MC Daniel receberam uma multa no valor de R$ 10 mil cada após infringirem a Lei Cidade Limpa ao espalharem banners divulgando uma nova parceria musical, informou a Secretaria Municipal das Subprefeituras nesta quinta (24).
Nos últimos dias, quem passava pela Radial Leste na capital paulista se deparava com banners enigmáticos que simulavam um ‘exposed’ amoroso: “Daniel, você nunca mereceu o amor que eu te dei. Por isso decidi te expor”, anunciava a mensagem acompanhada de um QR CODE.
Quem mirava a câmera do celular no recado para acompanhar a fofoca, acabava mordendo a isca da jogada de marketing: o código impresso na faixa levava à divulgação da parceria musical entre os artistas. A faixa inédita intitulada ‘Nunca Mais’ chega às plataformas de streamings de áudio nesta quinta (24) às 21h.
Gloria Groove e MC Daniel
Bruno Gordilho

Ao g1, a Secretaria Municipal das Subprefeituras informou que retirou, ainda na quarta-feira (23), as faixas instaladas nos locais mencionados.
“Além disso, foram aplicadas duas multas, no valor de R$ 10 mil cada, aos responsáveis pela infração. A medida está amparada na Lei Cidade Limpa (14.223/2006) que não permite a instalação de “banners”, faixas ou qualquer outro elemento em obras públicas de arte, tais como pontes, passarelas, viadutos e túneis, visando chamar a atenção da população para ofertas, produtos ou informações que não aquelas estabelecidas em lei.”
A reportagem do g1 procurou pelas assessorias de Gloria Groove e MC Daniel, que não se pronunciaram até o momento.
O que diz a Lei Cidade Limpa?
Criada com a intenção de diminuir a poluição visual e regulamentar propagandas, a Lei Cidade Limpa está em vigor desde 2007 na capital. Completou 18 anos em setembro do ano passado, enfrentando falhas de fiscalização, permitindo que comércios descumpram a lei sem punição.
Entre as determinações, a Lei Cidade Limpa prevê:
Anúncios em vias públicas só são permitidos em mobiliários urbanos ou equipamentos autorizados pela prefeitura;
A altura das letras de um anúncio não pode ultrapassar 20 centímetros;
O avanço máximo de um anúncio sobre a calçada é de 15 centímetros;
A placa do anúncio deve estar a uma altura mínima de 2,2 metros do solo;
O estabelecimento não pode ter mais de um anúncio indicativo;
O anúncio indicativo pode ser colocado em um totem, mas deve estar dentro do terreno do imóvel.;
Anúncios na fachada de mercados, por exemplo, não são permitidos, mas são comumente vistos em diversas regiões da capital.
Quando entrou em vigor, em 1º de janeiro de 2007, na gestão Gilberto Kassab, a multa para quem descumprisse as regras era de R$ 10 mil. Até hoje, o valor nunca foi alterado.

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