Biólogos encontram maior tubarão do mundo em São Paulo

Maior tubarão do mundo visto no Brasil

Maior tubarão do mundo foi encontrado no litoral de São Paulo – Foto: maior-tubarão-do-mundo 2

“Mergulhar com esse bicho é a definição de felicidade e admiração”. Foi desta forma que Daniel Munhoz, biólogo e instrutor de mergulho, descreveu a experiência de encontrar o maior tubarão do mundo.

Ao lado de Larissa Uema, o casal compartilhou o momento nas redes sociais, registrado a 1km de casa, em Ilhabela, São Paulo.

O tubarão-baleia foi visto no início de março. O casal não perdeu a oportunidade de mergulhar com o incrível animal. No vídeo, é possível observar o tubarão de perto, contemplando a magnitude e beleza, enquanto passeava pelas águas da costa brasileira.

Segundo relato de Daniel, o objetivo era mostrar ao público a natureza que ainda resiste no Planeta. O momento encantou milhares de usuários nas redes sociais, que ficaram completamente impressionados com o momento.

“Eu tô pagando Instagram premium? Isso que é conteúdo! Animaaaal!!”, comentou um internauta na postagem.

Confira o registro do maior tubarão do mundo


O casal de biólogos mergulhou com o animal – Vídeo: Daniel Munhoz/@thecrazybiology/Instagram

Saiba mais sobre o tubarão-baleia

Considerado o maior peixe do mundo, o tubarão-baleia pode medir até 12 metros – maior que um ônibus escolar – e pesar mais de 20 toneladas. A boca da espécie mede 1,5 metro e tem de 300 a 350 fileiras de dentes minúsculos.

Mesmo com a aparência assustadora, o maior tubarão do mundo não apresenta histórico agressivo e também não costuma atacar pessoas. Aliás, o animal costuma ser acariciado pelos mergulhadores.

Tubarão-baleia no oceano

O tubarão-baleia é considerado o maior tubarão do mundo, podendo atingir 12 metros de comprimento – Foto: Ocean Life Education/Reprodução/ND

O tubarão-baleia vive nos mares tropicais e temperados quentes. Eles habitam o Oceano Índico e o Pacífico Ocidental e Central. O peixe pode ser visto nas costas tropicais e temperadas do Peru, banhada pelas águas do Oceano Pacífico na América do Sul

Além disso, segundo a Britannica, o peixe pode ser visto até o litoral central do Brasil, incluindo o Golfo do México e o Mar do Caribe. No cardápio do maior peixe do mundo, plâncton, pequenos peixes e crustáceos fazem parte da dieta.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, o tubarão-baleia, assim como outras espécies, está ameaçada de extinção, devido à caça furtiva e venda da carne para consumo humano.

Bookmark the permalink.