Trump faz rara crítica a Putin após pior ataque russo à capital da Ucrânia em 9 meses


‘Não gostei dos ataques russos em Kiev. Desnecessários e em péssimo momento. Vladimir, pare!’, disse o presidente dos Estados Unidos. Trump critica Putin depois do pior ataque russo à capital da Ucrânia, Kiev, em nove meses
O pior ataque russo dos últimos nove meses à capital da Ucrânia levou o presidente americano, Donald Trump, a uma atitude rara: criticar Vladimir Putin.
As primeiras explosões foram por volta de 1h em Kiev. Pelo menos 12 edifícios foram reduzidos a pó. Segundo a Ucrânia, informações preliminares indicam que mísseis norte-coreanos foram usados no ataque que matou 12 pessoas.
O presidente ucraniano, que tinha acabado de chegar à África do Sul, voltou para Kiev e criticou a falta de pressão ou novas sanções sobre o Kremlin.
“Acreditamos que com uma pressão maior poderemos aproximar os dois lados”, disse.
Horas mais tarde, o presidente americano, Donald Trump, fez uma rara crítica ao presidente russo, Vladimir Putin:
“Não gostei dos ataques russos em Kiev. Desnecessários e em péssimo momento. Vladimir, pare! Cinco mil morrem por semana. Vamos fechar o acordo de paz”.
Trump faz rara crítica a Putin após pior ataque russo à capital da Ucrânia em 9 meses
Jornal Nacional/ Reprodução
À tarde, na Casa Branca, ao lado do primeiro-ministro da Noruega, Trump voltou ao assunto ao ser questionado se imporá mais sanções contra Putin. Trump respondeu que quer esperar mais uma semana e garantiu que está colocando muita pressão na Rússia.
“Não gostei do que aconteceu, estamos no meio de negociações de paz”, disse.
A proposta do governo americano é que a Ucrânia reconheça que perdeu quase todo o território invadido pelos russos, ao mesmo em que oferece a Kiev vagas garantias de segurança. Volodymyr Zelensky disse que isso violaria a Constituição de seu país. Na quarta-feira (23), Trump tinha criticado o presidente ucraniano:
“Acho que temos um acordo com a Rússia. Achei que seria mais fácil negociar com Zelensky, mas até agora tem sido mais difícil”.
LEIA TAMBÉM
Trump critica Putin por ataque a Kiev: ‘Vladimir, pare!’
Após novo embate entre Trump e Zelensky, EUA afirmam querer assinar acordo econômico com a Ucrânia ‘o mais rápido possível’
Bookmark the permalink.