Visão do túnel: o que significa e o que provoca

Enxergar a “luz no fim do túnel”, no campo da oftalmologia, pode significar um problema. Isso porque existe uma condição denominada de “visão do túnel”. É quando se tem a perda da visão periférica.

Neste caso, a pessoa enxerga perfeitamente o que está à frente, na visão central. Contudo, enfrenta dificuldade para enxergar no campo visual lateral. Assim, muitas pessoas descrevem a situação como “visão do túnel”.

Basicamente, é como se a pessoa estivesse vendo apenas através de um túnel. Isso pode acontecer em um olho ou nos dois. É algo para ficar alerta. A oftalmologista Maria Beatriz Guerios aponta que essa condição pode ser um sintoma de outros problemas envolvendo a visão.

Visão do túnel pode significar problemas

É preciso ficar alerta com a situação – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Sintomas da visão do túnel

Essa situação pode sinalizar glaucoma, perda de visão que ocorre na visão periférica. É fruto de danos nos nervos ópticos causados pelo aumento da pressão intraocular.

Outro problema que pode estar relacionado é a retinite pigmentosa. Trata-se de uma condição degenerativa que afeta as células sensíveis à luz. Assim, provoca dificuldade de enxergar à noite e, ao longo da doença, evolui para a perda visual total.

A visão do túnel também pode significar deslocamento de retina e neurite óptica (inflamação do nervo óptico). Assim, o indicado é procurar um oftalmologista.

 

Bookmark the permalink.