Alter do Chão recebe oficinas e evento cultural da Semana Fashion Revolution 2025 no fim de semana


O objetivo é, coletivamente, questionar as práticas convencionais da indústria e impulsionar mudanças em direção a um modelo mais justo, seguro e ecologicamente responsável. Revolução da moda é um dos pontos de reflexão nos eventos da Semana Fashion Revolution
Divulgação
A vila de Alter do Chão, distante 37km da zona urbana de Santarém, oeste do Pará, está recebendo oficinas e eventos da Semana Fashion Revolution 2025, com o tema “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”. Essa campanha vai refletir sobre o papel do Brasil na transformação da indústria da moda, com foco em direitos trabalhistas, saberes locais e emergência climática.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A Semana Fashion Revolution 2025 conta com programação em todos os estados brasileiros. No Pará, outras três cidades estão participando. Em Alter do Chão, a programação começou na quinta-feira (24) com a oficina: Tecendo Saberes, Vestindo Histórias: Troca de roupas e roda de conversa “Vozes com as Suraras do Tapajós”.
As duas ações foram realizadas na sede da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, localizada na travessa Frei Cristovão, entre Lauro Sodré e Turiano Meira.
O bazar de trocas de roupas oportunizou a renovação de guarda-roupa com afeto, consciência e ancestralidade. Enquanto acontecia a troca de roupas, também foram compartilhadas histórias, vivências e saberes com as mulheres indígenas Suraras do Tapajós.
Programação:
25 de abril – 19h
Cine debate: Seu estilo, seu impacto e Uýra.
Local: Sede da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós Travessa Frei Cristovão, entre Lauro Sodré e Turiano Meira, Alter do Chão, Santarém, Pará, Alter do Chão Santarém, Pará, Brazil
Filmes: Uýra e Seu estilo, seu impacto. Seguidos de um bate-papo sobre moda, ancestralidade e o poder da expressão como ferramenta de transformação social e ambiental.
26 de Abril – 17h
Oficina de Customização: Recriar, Reusar, Reexistir
Local: Sede da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós Travessa Frei Cristovão, entre Lauro Sodré e Turiano Meira.
Na oficina, os participantes poderão transformar suas roupas usadas em peças únicas com criatividade e consciência.
A oficina possibilita uma vivência aberta ao público, realizada em parceria com a Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, para repensar hábitos de consumo e celebrar a moda como expressão de identidade e respeito ao meio ambiente.
27 de Abril – 17h
Oficina de Tingimento Natural: Cores da Natureza.
Local: Sede da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós Travessa Frei Cristovão, entre Lauro Sodré e Turiano Meira.
Utilizando pigmentos extraídos de plantas, cascas, flores e outros elementos da natureza, os participantes aprenderão técnicas tradicionais e sustentáveis para transformar tecidos em verdadeiras obras de arte.
A oficina será ministrada pela Dra. Rosa Helena Veras Mourão.
Sobre a Semana Fashion Revolution
A Semana Fashion Revolution é uma campanha anual e coletiva, que reúne a rede global do maior movimento de moda ativista do mundo para 7 dias de ações e eventos.
Originada como uma resposta ao trágico desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, em 2013, a campanha reforça a necessidade urgente de transformações no sistema da moda.
Com o tema “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”, este ano a SFR busca mapear os maiores problemas e soluções da moda no país, por meio da interseccionalidade entre os temas territórios e saberes; direitos dos trabalhadores e emergência climática.
Em 2024, foram mais de 900 ações em mais de 100 cidades, e as expectativas para este ano são de um recorde.
O objetivo é, coletivamente, questionar as práticas convencionais da indústria e impulsionar mudanças em direção a um modelo mais justo, seguro e ecologicamente responsável.
Entre os destaques da programação está uma parceria inédita com o Itaú Cultural Play e Laura Artigas, que traz uma seleção de documentários sobre moda, disponíveis na plataforma. Também acontecerá uma aula sobre direitos trabalhistas para costureiras de todo o país, promovida pelo Coletivo Mulheres do Polo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Bookmark the permalink.