Estudantes do DF criam robô e vencem torneio internacional; veja VÍDEO


Equipe ‘Federal Force’ enfrentou diretamente 74 equipes, somando 15 mil jovens. Competição foi nos Estados Unidos. Alunos mostram funcionamento do robô
Estudantes do Sesi e do Senai do Distrito Federal estrearam com premiação no First Championship 2025, disputa internacional de robótica, que aconteceu no Texas, nos Estados Unidos, no último dia 19 🤖.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O grupo de 14 adolescentes — o Federal Force — voltou para Brasília com o prêmio de Rookie All-Star, que celebra as equipes novatas que melhor compreendem os valores e a missão da modalidade First Robotics Competition (FRC) — primeira competição robótica, em português.
A equipe brasiliense enfrentou 74 equipes, somando 15 mil jovens. Eles apresentaram o robô Griffo, capaz de se pendurar, pegar e mover objetos, além de funcionar automaticamente por comando programado (veja vídeo acima).
Victor de Oliveira, que participou do projeto, conta que foram seis meses de preparação. Mas, voltar para casa com o reconhecimento é gratificante, afirma.
“Vendo que isso é possível e que o nosso aprendizado pode evoluir cada vez mais. É incrível. Fico sem palavras”, diz o estudante.
Além da Federal Force, a Robot’s District também participou da competição. Elas foram as primeiras a representar o Sesi-DF e o Senai-DF no First Championship.
🔍 O campeonato é realizado pela organização estadunidense For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First). A edição deste ano contou com a participação de 601 equipes de 17 países. Elas foram separadas em oito divisões, batizadas com nomes de personalidades da ciência. Em cada divisão, foram concedidas premiações em diversas categorias.
Griffo, o robô
Equipe Federal Force na competição internacional de robótica
Divulgação
Os estudantes contam que trabalharam no robô ganhador desde janeiro, em turno contrário às aulas. Eles batizaram a criação de Griffo por causa da semelhança com a criatura mitológica com corpo de leão, cabeça e asas de uma águia, de mesmo nome.
O robô tem 71,2 cm de largura, 72 cm de comprimento e 90 cm de altura. A equipe conta que o prêmio não foi só por causa da criação. Como parte da competição, eles fizeram uma atividade social, em que ensinaram conceitos de física e química em escolas e instituições de acolhimento e, junto com as crianças, construíram foguetes com material reciclável.
O sucesso dos estudantes foi tanto que um dos membros do time brasiliense foi convidado para ser juiz na próxima temporada do torneio.
“Eu acho que, na vida, o prêmio abriu muitas portas, muitas possibilidades”, diz Bernardo Alves.
Alunos segurando o troféu Rookie All-Star Award
Divulgação
LEIA TAMBÉM:
INOVAÇÃO: jovem de 16 anos cria óculos que alerta deficiente visual sobre obstáculos
VÍDEO: morador de Brasília que encontrou papa Francisco recebeu imagens de um desconhecido
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Bookmark the permalink.