‘Desafio do desodorante’: duas semanas após morte de menina de 8 anos no DF, veja o que se sabe


Sarah Raissa Pereira de Castro morreu no domingo (13). Principal linha de investigação seguida pela polícia é que menina tenha participado de desafio na internet que a incentivou a inalar spray. Sarah Raissa Pereira de Castro, de 8 anos
Reprodução
A Polícia Civil do Distrito Federal investiga a morte de uma menina de 8 anos após ela supostamente ter inalado desodorante. O óbito de Sarah Raissa Pereira de Castro foi declarado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) no domingo, 13 de abril.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A principal linha de investigação seguida pela polícia é de que a menina tenha participado de um desafio na internet que a incentivou a inalar o desodorante. A existência do “jogo” foi alertada pela equipe médica que atendeu Sarah.
O delegado responsável pelo caso, Ataliba Neto, disse que um inquérito foi aberto para apurar as circunstâncias da morte e tentar identificar os responsáveis pela publicação do “desafio do desodorante” em uma rede social.
O que se sabe sobre o caso
Quem encontrou Sarah Raissa?
Como foi o atendimento médico?
O que é o desafio do desodorante?
A família sabia sobre o desafio na internet?
O que falta saber?
1. Quem encontrou Sarah Raissa?
A menina foi encontrada pelo avô, já desacordada, com os dedos e lábios roxos, no dia 10 de abril. O desodorante estava junto com a criança, no sofá, enxarcado pelo produto, junto com uma almofada. O celular também estava com Sarah.
2. Como foi o atendimento médico?
O avô de Sarah Raissa chamou o SAMU ao perceber que a neta não respondia. No local, a equipe realizou manobras de reanimação e encaminhou Sarah para o hospital, ainda com pulso.
No entanto, na unidade de saúde, os médicos constataram a morte cerebral de Sarah Raissa. Após vários exames, no domingo, 13 de abril, o óbito foi declarado.
3. O que é o desafio do desodorante?
O “jogo” normalmente é proposto por pessoas que incentivam crianças e adolescentes a gravar imagens enquanto aceitam o desafio. Os vídeos somam milhares de visualizações.
O desafio é perigoso por causa do alto teor de etanol (álcool) presente em qualquer tipo de desodorante. Já o aerossol pode causar sérios danos à saúde se for inalado, dizem especialistas. A substância consegue penetrar rapidamente nos brônquios, comprometendo a oxigenação.
4. A família sabia sobre o desafio na internet?
Conforme o apurado pela TV Globo, a família foi informada pela equipe médica que atendeu Sarah no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) sobre a possibilidade de o caso estar ligado ao desafio do desodorante.
A família não tem conhecimento sobre o que a menina fazia no celular no momento em que começou a passar mal. A Polícia Civil ainda realiza uma perícia no aparelho.
5. O que falta saber?
Menina de 8 anos morre após fazer o ‘desafio do desodorante’ no DF
O que diz o laudo médico?
De acordo com a Polícia Civil, o laudo cadavérico já foi concluído pelo Instituto Médico Legal (IML), mas a PCDF não repassou informações sobre as causas da morte.
O que foi encontrado no celular de Sarah Raissa?
A PCDF não divulga se a perícia feita no telefone foi ou não concluída. Em princípio, o prazo para a perícia no celular era de 30 dias.
Quem postou o suposto vídeo do desafio na internet?
A polícia ainda tenta identificar os responsáveis pela publicação do “desafio do desodorante” em uma rede social. Segundo a PCDF, os criadores do conteúdo podem responder pelo crime.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: PMs são acusados de agredir avô e neto durante abordagem em mercado no DF
MISTÉRIO: família cobra respostas sobre morte de paciente em hospital psiquiátrico do DF
Polícia investiga se morte de criança no DF tem ligação com desafio do desodorante, nas redes social
Leia outras notícias da região no g1 DF.
Bookmark the permalink.