Santos, SP, em alerta para risco de alagamentos com ressaca e ondas de até 2 metros


Defesa Civil explica que uma frente fria avança sobre a região. Os ventos intensos e maré alta, segundo os especialistas, devem afetar as regiões costeira e do estuário. Ressaca em Santos (SP)
Arquivo A Tribuna
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, tem previsão de ventos intensos, ressaca e ondas de até 2 metros na região costeira a partir da tarde de segunda-feira (28). Segundo a prefeitura, a condição será provocada pelo avanço de uma frente fria sobre a região.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a administração municipal, a ressaca é prevista devido à combinação entre ventos fortes e o aumento da maré, que poderá atingir 1,9 metro na Baía de Santos e 2,1 metros no interior do estuário, com a altura máxima prevista para terça-feira (29), por volta das 15h.
A mudança no tempo é esperada para a noite de segunda-feira. O Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, informou que na região da orla o estado é de atenção, enquanto no interior do estuário, a comunidade deve ficar alerta para as mudanças e impactos.
Há possibilidade, portanto, de alagamentos nos períodos de maré alta. A prefeitura ressaltou que o problema poderá ser potencializado em caso de chuva.
Ressaca na Ponta da Praia, em Santos (SP), em 29 de julho de 2021
Vanessa Rodrigues/AT
Recomendações
A Defesa Civil de Santos recomenda não entrar em áreas alagadas, buscar abrigo em possíveis momentos de tempestade e não enfrentar alagamentos ao transitar com um veículo.
O órgão pode ser acionado pelo número 199. Todos os moradores podem se cadastrar para receber alertas, basta enviar SMS com o número do CEP da residência para 40199.
Lua pode influenciar casos de afogamento
Casos de afogamentos preocupam Corpo de Bombeiros
A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, registrou sete mortes por afogamento durante o feriado prolongado de Sexta-feira Santa e Tiradentes. Ao g1, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) afirmou que as fases da Lua estão entre os fatores que contribuíram para a agitação do mar.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Bookmark the permalink.