Trio vai a júri popular por morte de homem executado na casa da mãe em Rio Branco


Mayke Wisley Oliveira dos Santos, Roniscley Ribeiro da Silva e Francisco Valdeci Borges da Silva vão a júri popular pela morte de José Francisco de Assis da Silva, de 45 anos, em novembro de 2023. O julgamento ainda não tem data definida. Dois dos três acusados já foram condenados por outro crime
Reprodução
O assassinato de José Francisco de Assis da Silva, de 45 anos, ocorrido em novembro de 2023, já tem réus definidos. Os acusados Mayke Wisley Oliveira dos Santos, Roniscley Ribeiro da Silva e Francisco Valdeci Borges da Silva vão a júri popular pelo crime. A data ainda não foi marcada.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O trio foi pronunciado em novembro de 2024 pela 1ª Vara do Tribunal do Júri. A defesa deles é feita pela Defensoria Pública (DPE-AC).
Eles vão responder por homicídio qualificado, roubo majorado, constrangimento ilegal e corrupção de menor. A DPE chegou a pedir que apenas Mayke Wisley e Roniscley respondessem pelo crime, e que Francisco Valdecir fosse retirado da acusação, o que foi negado.
Homem foi assassinado a tiros no Segundo Distrito de Rio Branco
Alexandre Lima/Arquivo pessoal
Na pronúncia, o TJ argumentou que os laudos cadavéricos comprovam a materialidade do crime e cita os depoimentos de testemunhas como fortes indicadores do envolvimento dos acusados.
Ainda conforme o processo, o crime foi cometido por motivo torpe – uma suposta vingança de Francisco Valdecir contra a ex-companheira – e com indícios de crueldade.
“Foi realizada uma grande quantidade de disparos contra a vítima, ao que tudo indica, quantidade superior ao necessário para causar o óbito, apontando para um excesso de violência e desprezo pela vida”, acrescentou a decisão.
Morto a tiros
José Francisco de Assis da Silva, de 45 anos, foi morto a tiros na tarde do dia 26 de novembro de 2023, na porta de uma casa, na Travessa Gonzaga, bairro Belo Jardim II, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
A mulher de Silva relatou à polícia que estavam na casa da mãe dele quando três homens armados chegaram no local e renderam os familiares.
Ainda segundo a mulher, o motivo da execução seria porque o casal morava na Sobral, que é dominada por uma facção criminosa, e estava no Belo Jardim, onde o domínio é de outro grupo criminoso. A mulher relatou que um dos suspeitos tirou uma foto de Silva e enviou para um integrante da facção, que teria autorizado a execução da vítima.
Os criminosos afirmavam que queriam uma arma que da vítima. A casa foi toda revirada por eles, até que acharam a arma e levaram também dois celulares.
Condenação em outro caso
Mayke Wisley e Roniscley foram condenados em 2024 por latrocínio e homicídio e outros crimes praticados em outro caso ocorrido em dezembro de 2023 na Vila Albert Sampaio, BR-364, em Rio Branco. Somadas, todas as penas chegam a quase 150 anos.
A dupla matou o comerciante José de Goes Ferreira, de 59 anos, e o sobrinho dele Natanael Goes Santos, de 34.
Os homens também foram condenados pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e organização criminosa, todos relacionados ao ocorrido em dezembro de 2023. Da Silva recebeu a maior pena e terá que cumprir 79 anos, 5 meses e 26 dias de prisão. Dos Santos foi condenado a 69 anos, 6 meses e 15 dias.
Os crimes ocorreram no início da noite de 31 de dezembro no estabelecimento de José Góes Ferreira. A vítima estava dentro do bar jogando sinuca com alguns clientes e o sobrinho Natanael Santos quando os criminosos chegaram e anunciaram o assalto. O empresário morreu dentro do bar e Natanael Santos morreu no hospital após ser baleado enquanto perseguia a dupla de moto.
Os acusados foram pronunciados a júri pela 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco. Eles estão presos pelos crimes desde 1º de janeiro do ano passado. No esconderijo, a PM encontrou duas pistolas, duas espingardas, munições, dinheiro, aparelhos celulares, balança de precisão e outros objetos.
Câmeras de segurança registraram ação de criminosos
Reprodução
VÍDEOS: g1
Bookmark the permalink.