Maré meteorológica: fenômeno causa alagamentos nas ruas de Itajaí

Foto mostra rua de Itajaí alagada por causa da maré meteorológica

Maré alta chamou atenção de quem passou pelas ruas de Itajaí nesta segunda-feira – Foto: Almir Rodrigues/ND

Na tarde desta segunda-feira (28), quem passou pela área próxima ao ferry boat de Itajaí, no Litoral Norte, tomou um susto: as ruas próximas ao Rio Itajaí-Açu estavam debaixo d’água.

A maré alta foi registrada em vias como a rua Samuel Heusi, rua Lauro Müller e avenida Prefeito Paulo Bauer. A assessoria do ferry boat que faz a travessia entre Itajaí e Navegantes informou que os serviços seguem sem alterações.


Fenômeno foi flagrado em ruas da cidade. – Vídeo: Almir Rodrigues/ND

Maré meteorológica

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso que tratava sobre agitação marítima para esta segunda. De acordo com o órgão, ventos de quadrante sul continuam mantendo o mar agitado em toda a costa catarinense pelo menos até às 18h desta terça-feira (29).

Ao ND Mais, o meteorologista Marinho Stringari Filho disse que os alagamentos são causados pelo fenômeno conhecido como maré meteorológica, que ocorre durante a passagem de frentes frias ou tempestades em alto-mar.

Meteorologista explica o que causou fenômeno. – Vídeo: Almir Rodrigues/ND

“Caracteriza-se pelo aumento repentino do nível do mar, causado pela combinação de ventos fortes e maré astronômica. Essa combinação resulta em uma elevação significativa da superfície do mar, podendo causar inundações e danos graves às áreas costeiras”, disse.

A maré astronômica, citada pelo profissional, é a subida e descida periódica do nível do mar, causada principalmente pela atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra.

Recomendações durante a maré alta

  • Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar;
  • Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
  • Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.
Bookmark the permalink.