Maré alta causa alagamentos e transtornos no trânsito em Florianópolis

Alagamento provocado pela maré alta

Maré alta provocou alagamento em diferentes pontos de Florianópolis – Foto: NDTV/ND

A maré alta, registrada nesta segunda-feira (28), provocou pontos de alagamento em diversas regiões de Florianópolis. No Rio Tavares, no Sul da Ilha, uma das pistas da SC-405 precisou ser bloqueada por conta do acúmulo de água.

Agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil da capital catarinense atuaram para monitorar as áreas críticas e auxiliar os motoristas. A previsão é de que a situação permaneça até a terça-feira (29).

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso que tratava sobre agitação marítima para esta segunda. De acordo com o órgão, ventos de quadrante sul continuam mantendo o mar agitado em toda a costa catarinense pelo menos até às 18h de terça-feira (29).

Maré alta afeta o trânsito em Florianópolis

Ao Cidade Alerta da NDTV Record, o diretor de Operações da Defesa Civil de Florianópolis, Alexandre Vieira, a tendência é de que os alagamentos sejam registrados, principalmente, nas regiões do Rio Tavares, cabeceira da ponte Pedro Ivo, na área Central, e também no entorno da Avenida da Saudade.

Imagem aérea de alagamentos em Florianópolis

Maré alta provocou alagamento em diferentes pontos de Florianópolis – Foto: NDTV/ND

“A quantidade de água, o volume de água é muito grande e isso é influenciado pelo vento Sul, empilhamento de maré na costa de Santa Catarina. Pedimos que os motoristas tenham paciência ao trafegar”, disse Vieira, em entrevista.

Itajaí registra alagamentos

As ruas próximas ao Rio Itajaí-Açu ficaram debaixo d’água ao longo desta segunda-feira, em decorrência da maré alta que atinge a costa catarinense. As ruas Samuel Heusi e Lauro Müller, e a avenida Prefeito Paulo Bauer, foram as principais afetadas. A assessoria do ferry boat, que faz a travessia entre Itajaí e Navegantes, informou que os serviços não tiveram alterações.

Maré alta chamou atenção de quem passou pelas ruas de Itajaí nesta segunda-feira (28) – Foto: Almir Rodrigues/ND

Segundo o meteorologista Marinho Stringari Filho, os alagamentos são causados por uma maré meteorológica, que ocorre durante a passagem de frentes frias ou tempestades em alto-mar. O fenômeno consiste na subida e descida periódica do nível do mar, causada principalmente pela atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra.

Assista reportagem na íntegra:

Bookmark the permalink.