Espanha declara emergência nacional no maior apagão da história; cidades portuguesas também estão sem luz


Portugal e Espanha estão trabalhando para restaurar a energia, mas a normalização completa da rede deve levar até uma semana. Espanha declara emergência nacional no maior apagão da história
Reprodução/TV Globo
Um apagão sem precedentes, na Espanha e em Portugal, provocou caos nos transportes, serviços públicos e nas empresas.
Aeroportos cheios e dezenas de voos cancelados. Passageiros presos nas estações de trem ou andando pelos trilhos. Com os semáforos desligados, os carros ficaram enfileirados nas ruas.
Muita gente correu para os mercados. Joanly achou melhor abastecer a casa com o básico.
Autoridades investigam o que aconteceu. Portugal estava importando energia mais barata na Espanha. Quando o sistema elétrico caiu no país vizinho, levou junto o dos portugueses. Hospitais só funcionaram porque tinham geradores.
Em Lisboa, durante horas as pessoas não conseguiam ter notícias de parentes. A conexão de internet caiu, a rede de celular ficou instável. Portugal e Espanha estão trabalhando para restaurar a energia, mas a normalização completa da rede deve levar até uma semana.
Já era noite quando a luz começou a voltar. Mas, com parte do país ainda às escuras, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, decretou emergência nacional e colocou 30 mil agentes de segurança nas ruas. O policiamento também foi reforçado em Portugal. É o maior apagão da história recente dos dois países.
LEIA TAMBÉM
Correria nos mercados, trânsito nas ruas e metrô no escuro: vídeos mostram caos gerado pelo apagão geral na Espanha e em Portugal
Apagão na Espanha, maior já registrado no país, deixa Whatsapp instável e faz pessoas voltarem a se falar por SMS
Plataforma de controle de voos mostra aviões ‘desaparecendo’ após apagão em Portugal
Brasileiros têm rotina de trabalho interrompida por apagão em Portugal: ‘Um verdadeiro caos’
Bookmark the permalink.