Simulação mostra como é a reunião de cardeais que vai escolher o novo Papa; VÍDEO


Desde 1270, o ritual é cercado de regras rigorosas e mistérios. Simulação mostra como é a reunião de cardeais que vai escolher o novo Papa
O Fantástico deste domingo (27) apresentou uma simulação para explicar como funciona o Conclave — a reunião secreta em que cardeais da Igreja Católica escolhem o novo Papa. Desde 1270, o ritual é cercado de regras rigorosas e mistérios.
A simulação mostrou detalhes do processo, que acontece na Capela Sistina, no Vaticano.Veja no vídeo acima.
Durante o Conclave, os cardeais ficam isolados do mundo exterior e fazem sucessivas votações até que um deles alcance pelo menos dois terços dos votos.
Hoje, os cardeais saem para dormir na Casa Santa Marta, mas continuam isolados do mundo exterior durante o período da eleição. Cada um escreve, de forma secreta, o nome de seu favorito em uma cédula, escondendo a caligrafia para evitar qualquer identificação.
Os votos são depositados em uma urna sobre a mesa dos escrutinadores, próxima ao altar da Capela Sistina. Depois de serem lidos em voz alta e contabilizados, são queimados com substâncias químicas específicas.
A cor da fumaça indica o resultado: preta, se não houve decisão; branca, se um novo papa foi escolhido. Ainda assim, se após 34 votações ninguém for eleito, o processo prevê um segundo turno apenas entre os dois mais votados.
Conclave: os segredos da reunião que desde 1270 define o líder da Igreja Católica
Fantástico/ Reprodução
O colégio eleitoral será composto por 134 cardeais. A divisão entre as tendências ideológicas também deverá influenciar a escolha: 44,77% dos eleitores são considerados progressistas, 36,%7 moderados e 18,8% conservadores.
Conclave: os segredos da reunião que desde 1270 define o líder da Igreja Católica
Fantástico/ Reprodução
Entre os possíveis candidatos, destacam-se nomes como Pietro Parolin, atual Secretário de Estado do Vaticano; Peter Erdo, o mais articulado entre os conservadores; além dos cardeais alinhados à linha reformista do Papa Francisco, como Matteo Zuppi, Pierbattista Pizzaballa, Jean-Claude Hollerich e Luis Antonio Tagle.
As reuniões preparatórias — as chamadas congregações — serão fundamentais para a definição do perfil desejado para o novo pontífice. Em 2013, foi em uma dessas congregações que o então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio impressionou seus colegas com um discurso sobre a necessidade de uma Igreja voltada para as periferias, o que acabou levando à sua eleição como Papa Francisco.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Veja como funcionará o conclave que elegerá o próximo Papa
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Bookmark the permalink.