Comércio de Santarém terá horário estendido e reforço na segurança para vendas do Dia das Mães


Expectativa dos lojistas é de crescimento nas vendas em relação ao ano passado. Centro comercial de Santarém
Gleilson Nascimento/g1
O clima é de otimismo entre os comerciantes de Santarém para uma das datas mais importantes para o setor: o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, que este ano cai no dia 11. Segundo Alberto Oliveira, presidente do Sindicato do Comércio Lojista de Santarém (Sindlojas), a expectativa é de um crescimento real nas vendas em comparação ao ano anterior, impulsionado por uma conjuntura positiva na geração de empregos e expansão do setor varejista.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Estamos com a grande expectativa de que este ano vamos ter um crescimento real das vendas, até porque a geração de emprego no nosso município tem sido positiva. Cada ano se aumenta um pouco mais, o comércio se prepara para esta época, porque é uma época muito importante para a nossa economia”, afirmou Alberto.
Para atender à demanda e facilitar as compras, o comércio do Centro e de outros polos comerciais vai funcionar em horário especial no sábado, dia 10, abrindo as portas até às 20h. A medida busca oferecer mais comodidade aos consumidores e foi articulada em parceria com a Prefeitura de Santarém e a Polícia Militar, que reforçarão o esquema de segurança nas áreas comerciais.
“Vamos funcionar até às 20h, dando oportunidade para todas as pessoas fazerem suas compras com segurança e tranquilidade. Temos parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura para garantir um efetivo maior nas áreas comerciais, sobretudo no Centro, que ainda é o principal polo de vendas da cidade”, destacou o presidente do sindicato.
Outro ponto enfatizado por Alberto Oliveira foi o crescimento do comércio em bairros mais distantes do Centro, reflexo direto do avanço urbano acelerado que Santarém vem experimentando nos últimos anos.
“Percebemos essa grande movimentação de descentralização da área comercial. Bairros mais distantes estão ganhando cada vez mais comércios e negócios, criando polos com vida econômica própria. Isso é positivo para toda a cidade. O Centro continua forte, mas essa expansão é natural e necessária”, explicou.
Hoje, bairros como Nova República, Santíssimo, Uruará, Maracanã e Livramento já possuem estruturas comerciais consolidadas, com lojas, bancos, escolas e até pequenos shoppings. Essa capilaridade ajuda a aquecer a economia local, facilita o acesso dos consumidores e reduz a sobrecarga no Centro.
Apesar da concorrência cada vez mais acirrada com o comércio online, os lojistas acreditam que a experiência presencial, principalmente em datas comemorativas, continua sendo o diferencial.
“Estamos otimistas. Essa é a nossa segunda melhor data para o comércio, e, sem dúvida, este ano vamos superar as expectativas do ano passado”, concluiu Alberto Oliveira.
A expectativa é que o fluxo de consumidores aumente significativamente nos próximos dias, movimentando diversos segmentos como vestuário, calçados, eletrônicos, perfumaria e acessórios.
*Colaborou Alcindo Lima, repórter 94FM
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Bookmark the permalink.