Caminhão passa por cima de bomba e deixa 26 mortos na Nigéria

Caminhão passa por cima de bomba e deixa 26 mortos na NigériaCHRISTOPHE VAN DER PERRE

Vinte e seis pessoas morreram na última segunda-feira (28) depois que um caminhão passou por cima de uma bomba escondida na beira de uma estrada no estado de Borno, no nordeste da Nigéria. O local é uma das regiões mais afetadas por ataques de grupos extremistas.

Entre as vítimas estão 16 homens, quatro mulheres e seis crianças, segundo um oficial do Exército nigeriano. O caminhão havia saído da cidade de Rann e seguia para Gamboru, quando explodiu a cerca de 11 quilômetros do ponto de partida.

Moradores da região contaram à imprensa local que o veículo levava pessoas que faziam compras semanais em Gamboru. “A maioria dos corpos estava queimada e era difícil reconhecer quem era quem”, disse um dos moradores, que ajudou nos enterros.

O hospital de Rann recebu os corpos das vítimas. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque até agora. 

Guerras no continente

Desde 2009, os ataques desses grupos já deixaram mais de 40 mil mortos e forçaram mais de 2 milhões de pessoas a deixarem suas casas no nordeste da Nigéria. A violência também se espalhou para países vizinhos, como Camarões, Níger e Chade.

Nos últimos dias, a região tem sofrido uma nova onda de ataques. No sábado, ao menos dez pessoas de um grupo de vigilância foram mortas no estado vizinho de Adamawa. Na semana passada, 14 agricultores foram assassinados perto do vilarejo de Pulka. E no meio de abril, um ônibus explodiu ao passar por uma bomba, matando oito pessoas e ferindo mais de 20.

Bookmark the permalink.