Doador voluntário comemora 62 anos de vida com centésima doação de sangue no Hemocentro


O local da dupla comemoração foi o Hemocentro Regional de Santarém. Eduardo Lima fazendo sinal de positivo com o filho Fabinho, comemorando 62 anos e a centésima doação no Hemocentro
Alcindo Lima / 94 FM
Doador voluntário do Hemocentro Regional de Santarém, no oeste do Pará, Eduardo Lima, conhecido carinhosamente como “Fabião”, por causa do filho “Fabinho”, comemorou nesta terça (29) duas acontecimentos especiais: o aniversário de 62 anos de vida e a centésima doação de sangue.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
E para celebrar a chegada de um novo ciclo e a marca de 100 doações voluntárias de sangue, Eduardo escolheu o Hemocentro Regional como cenário da sua festa. Quem esteve na unidade na manhã desta terça, saboreou vatapá feito pelo próprio Eduardo, salgadinhos e bolo, tudo preparado com muito carinho.
O doador não escondeu a emoção pela dupla comemoração. “É um privilégio completar 62 anos de vida, que foram vividos muito bem, e hoje também estou completando 100 doações de sangue. É uma felicidade enorme estar com saúde e nunca ter precisado doar porque alguém da minha família estava precisando. Todas as doações foram voluntárias. E eu quero convidar a todos que venham doar sangue, porque não tem nada melhor que saber que com esse simples gesto você está salvando vidas”, disse.
A assistente social do Hemocentro de Santarém, Rejane Dias, destacou que não é comum ter doadores com esse volume de doações, e que compromisso de Eduardo em salvar vidas é motivo de celebração.
“Nós que fazemos parte do setor de captação tanto da Fundação Hemopa quanto da Hemorede nacional, todos os hemocentros têm essa dificuldade. Então, quando nós temos um doador que dá o exemplo da doação, que é estender o braço e ajudar a salvar vidas, isso emociona a gente que está diariamente pedindo, solicitando a população, doação de sangue não se compra, não se vende, e até hoje a ciência não descobriu outro produto que substitua o sangue para salvar vidas”, pontuou Rejane.
Quem pode doar
Para poder doar sangue, é necessário que o doador esteja em boas condições de saúde, tenha entre 16 e 69 anos, pese mais de 50 kg e apresente um documento original com foto. Além disso, é preciso ter dormido bem nas últimas 24 horas e ter feito uma refeição leve antes da doação, evitando alimentos gordurosos.
Detalhes:
Idade: Entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais. A primeira doação deve ser feita até os 60 anos.
Peso: Mais de 50 kg.
Condições de Saúde: Estar em boas condições de saúde e não ter doenças que impeçam a doação (como hepatites B e C, HIV, etc.).
Documento: Apresentar um documento original com foto (RG, CNH, passaporte, etc.).
Alimentação: Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos antes da doação.
Sono: Ter dormido bem nas últimas 24 horas.
*Colaborou Alcindo Lima, repórter da 94FM
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Bookmark the permalink.