Trump detona pesquisas ao negar queda de popularidade

Donald Trump, presidente dos EUAAFP

O ex-presidente Donald Trump afirmou, em declarações públicas e publicações em redes sociais nesta terça-feira (29), que possui 70% de aprovação popular. A informação contradiz os dados de pesquisas realizadas por institutos independentes, que apontam índices mais baixos no início de seu segundo mandato, iniciado em janeiro de 2025.

Segundo levantamento da CNN/SSRS divulgado em 21 de abril, Trump tem 41% de aprovação e 58% de desaprovação. A pesquisa ouviu mil adultos com margem de erro de 3,7 pontos percentuais.

Já a Reuters/Ipsos, em pesquisa nacional concluída em 18 de abril, registrou 47% de aprovação. O índice representa uma queda de três pontos em relação ao início do mandato. A Associated Press, em parceria com o centro de pesquisa NORC, apontou aprovação de 39%.

As declarações do presidente sobre sua popularidade foram feitas durante um comício em Ohio e reforçadas em publicações no X (antigo Twitter). “70% dos americanos acreditam que Trump está cumprindo promessas de campanha”, declarou.

Nenhuma pesquisa registrada por institutos tradicionais confirma o número. O agregador de pesquisas FiveThirtyEight, dirigido por Nate Silver, indica 47,9% de aprovação e 48,1% de desaprovação, com base na média ponderada dos principais institutos dos Estados Unidos.

No mesmo período, o governo anunciou medidas que enfrentam resistência da opinião pública. De acordo com pesquisa da The Economist/YouGov, 52% dos entrevistados desaprovam a nova política de tarifas comerciais.

Uma proposta para rever o princípio da cidadania por nascimento tem rejeição de 59%. Já a sugestão de rebatizar o Golfo do México obteve rejeição de 70% dos entrevistados.

Donald Trump, presidente dos EUAReprodução

Na área econômica, a CNN apurou que 39% aprovam a condução da política econômica federal.

A inflação acumulada em 12 meses, até março, foi de 4,1%, de acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, com aumento médio de 6,5% nos preços de alimentos e 4,8% nos combustíveis.

O índice de confiança do consumidor, medido pela Universidade de Michigan, caiu 5,2 pontos entre fevereiro e abril.

Apesar dos dados, Trump mantém o discurso de que sua aprovação está entre as mais altas da história.

Em entrevista coletiva em Washington, afirmou: “As pesquisas são falsas. A mídia mente. Nós sabemos a verdade. O povo americano está comigo, mais do que nunca. A aprovação está em 70% ou mais”.

As campanhas para as eleições legislativas de meio de mandato começam oficialmente em junho. Até o momento, a Casa Branca não apresentou fontes que embasem a declaração de 70% de aprovação.

Bookmark the permalink.